Unidade Curricular:Código:
Bioestatística1023BEST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaTerapêutica da Fala5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A Bioestatística propõe-se introduzir e desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, apresentando exemplos relevantes e situações realistas para ilustrar os conceitos. Procura-se ainda desenvolver no aluno o espírito crítico e de análise, relativamente aos resultados obtidos, de forma a estabelecer o grau de confiança nos mesmos.
Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
- Aplicar corretamente as técnicas da estatística descritiva a dados de uma amostra;
- Utilizar as técnicas da inferência estatística para obter, a partir da amostra, informação sobre a população.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos estatísticos básicos. Estatística descritiva: introdução, classificação de variáveis, caracterização de amostras univariadas, medidas de tendência central, medidas de partição, medidas de dispersão. Correlação e Regressão linear. Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade: v.a. discretas e contínuas, e suas funções de probabilidade, de densidade de probabilidade e de distribuição. Algumas distribuições de probabilidade teóricas para v.a. discretas e contínuas. Estimação por intervalo de confiança: valor médio, variância, proporção populacional, RR e OR. Dimensionamento de amostras. Ensaio de hipóteses paramétricos e não paramétricos: procedimento envolvido em ensaios de hipóteses, análise de erros, testes mais comuns.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A bioestatística funciona como ferramenta auxiliar da investigação científica em saúde; Os conteúdos programáticos selecionados são os de análise de dados base exploratória e de inferência de qualquer investigação quantitativa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
2 testes
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas privilegiam os métodos activos e participativos, com vista a uma aplicação prática crítica dos conteúdos abordados nas aulas. A leitura crítica de artigos, com foco na secção de materiais e métodos e na de resultados, permite perceber como se escreve sobre os métodos de análise de dados e como se vê o resultado desses métodos aplicados aos dados.
Bibliografia:
[1] DANIEL, WW; Cross, CL. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 10th ed., John Wiley and Sons, 2013.
[2] DAWSON, B; Trapp, RG. Basic & Clinical Biostatistics, 4th ed., McGraw-Hill, 2004. [DAWSON, B; Trapp, RG. Bioestatística Básica e Clínica, 3ª ed., McGraw-Hill, 2003.]
[3] Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística Descodificada. 2ª edição, LIDEL, 2014.