Unidade Curricular: | Código: | ||
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | 860ADL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Terapêutica da Fala (Linguagem na Criança) | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O estudante deve ser capaz de: O1 - Aprofundar conhecimentos e relacionar conceitos sobre os fundamentos do desenvolvimento na infância, fatores de risco bem e aplicação de instrumentos de avaliação/screening do desenvolvimento infantil O2 - Aprofundar conhecimentos sobre o Desenvolvimento Linguístico Precoce, conhecendo os fatores de risco relacionados com a ocorrência de perturbações desenvolvimentais de linguagem, bem como a aplicação de instrumentos de avaliação/screening do desenvolvimento linguístico precoce O3 - Refletir, analisar e discutir sobre os principais conceitos inerentes ao processo de Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem numa Perspetiva Multidimensional, considerando a interinfluência dos vários domínios desenvolvimentais e dos fatores ambientais neste processo, quer quando este ocorre de um modo típico quer atípico O4- Estabelecer relação entre os conteúdos abordados e a sua pertinência para a atuação do terapeuta da fala | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP 1. Fundamentos do desenvolvimento na infância 1.1. Crescimento e desenvolvimento: Conceito, princípios e fatores que influenciam o desenvolvimento infantil; Sequência normativa; Desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico (sinais de alarme) 1.2. Avaliação e estimulação do desenvolvimento infantil (Instrumentos de screening do desenvolvimento; promoção do desenvolvimento da criança em risco) CP2. Fundamentos do desenvolvimento linguístico Precoce 2.1. Desenvolvimento da linguagem (percursores do desenvolvimento linguístico; transição do pré-simbólico para o simbólico; fatores de risco) 2.2. Avaliação desenvolvimento da linguagem (instrumentos específicos de rastreio) CP3. Integração dos principais conceitos inerentes ao processo de Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem numa Perspetiva Multidimensional 3.1. ADL e Desenvolvimento global 3.2. ADL e Ambiente/Atividades/Oportunidades 3.3. Interinfluência de fatores - Implicações no desenvolvimento típico e atípico | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre o processo de Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem. Os mesmos pretendem contribuir para a construção de um raciocínio mais adequado no âmbito desta temática, constituindo-se este como facilitador na análise do desenvolvimento típico e atípico, inerente ao exercício profissional em Terapia da Fala. Assim: CP1 corresponde ao O1 e O4 CP2 corresponde ao O2 e O4 CP3 corresponde ao O3 e O4 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas Metodologia expositiva e participativa com estudos de casos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica. Aulas práticas Metodologia participativa com desenvolvimento de dinâmicas práticas e estudo de casos. Orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas. Avaliação - Um trabalho escrito sobre um protocolo de avaliação do desenvolvimento da criança (30%) - Revisão sistemática acerca de instrumentos de screening de linguagem (50%) – Participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com estudos de casos, apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a atuação do terapeuta da fala, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Com as aulas práticas, nas quais a metodologia seguida assume um caráter mais participativo (com o desenvolvimento de dinâmicas práticas e estudo de casos, orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas), pretende-se proporcionar a possibilidade de aplicação de conhecimentos em dinâmicas práticas desenvolvidas ao longo das aulas, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e refletido, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à prática profissional do Terapeuta da Fala. | |||
Bibliografia: | |||
Papalia, D., Olds, S.; Feldman, R. (2007) Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed Editora. Payne, G.; Isaacs, L. (2007) Human motor development: A lifespan approach. 6ª ed. Nova York : McGraw-Hill. Sheridan , M.(2008) From birth to five years: children's developmental progress, 3rd. ed. London: Routledge Perra, O; Gattis, M.(2012) Attention engagement in early infancy. Infant Behavior & Development 35, pp. 635– 644 Harold, M.; Barlow, S.(2013) Effects of environmental stimulation on infant vocalizations and orofacial dynamics at the onset of canonical babbling. Infant Behavior & Development 36, pp.84–93 Beuker, K.; Rommelse, N.; Donders, R.2013) Development of early communication skills in the first two years of life. Infant Behavior & Development 36, pp. 71– 83 McGillion, M.; Herbert, J.; Pine, J.; Keren-Portnoy, T.; Vihman, M.(2013) Supporting Early Vocabulary Development: What Sort of Responsiveness Matters? Transactions on autonomous mental development,5(3) pp: 240-248 Gelman, |