Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Arquivos e Biblioteca | 1043GABI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Especialização | Secretariado Clínico | 1 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 13 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Conhecer os princípios da arquivística moderna; - Compreender o conjunto de normas, procedimentos e métodos da tramitação, produção, avaliação, uso e arquivo de documentos; - Compreender os procedimentos de organização e planeamento de coleções bibliotecárias com vista a dar resposta a diferentes necessidades de informação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Tipos de arquivos e suas funções 1.1. Gestão de arquivos correntes 1.2. Gestão integrada de documentos e Workflow 2. Tipos de bibliotecas e suas funções 2.1. Gestão de serviços de bibliotecas 2.2. Tipos de utilizadores 2.3. O impacto das TIC. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se que os discentes apreendam as regras básicas da gestão de arquivo e de biblioteca. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas expositivas e ilustração com casos práticos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Identificar e explicar os procedimentos que permitem o controlo dos fluxos de informação em arquivo e a gestão da informação em biblioteca, com recurso a casos práticos. | |||
Bibliografia: | |||
Freitas, Judite A. Gonçalves de (ed.), Ciência da Informação: Introdução ao seu estudo, Porto: Edições UFP, 2013. Rodrigues, Ana Márcia Lutterbach, A teoria dos arquivos e a gestão de documentos, Perspectivas. Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 102-117, jan./abr. 2006. Simões, Maria da Graça & Freitas, Maria Cristina Vieira de, A Classificação em arquivos e em bibliotecas à luz da teoria da classificação: pontos de convergência e de divergência, Ponto de Acesso, Salvador, V.7, n.1, p. 81-115, abr 2013. |