Unidade Curricular:Código:
Parasitologia Clínica908PARC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoMicrobiologia Clínica6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Aquisição e/ou melhoria de competências que permitam reconhecer aspectos gerais das doenças infecciosas de origem parasitária com relevância clínica para o Homem, o seu modo de disseminação, epidemiologia, diagnóstico, controlo, profilaxia e tratamento.
Conteúdos Programáticos:
I- Conceitos gerais sobre doenças infecciosas de origem parasitária
II- Estudo dos principais parasitas com relevância clínica para o Homem (características patogénicas e morfológicas associadas ao ciclo de vida; sintomas e epidemiologia; diagnóstico, controlo, profilaxia e tratamento):
1. Helmintas
1.1. Platelmintas
Fasciola sp e outros tremátodos extravasculares
Shistosoma sp
Taenia sp
Echinococcus sp
Dipylidium sp, Diphyllobothrium sp
Hymenolepis sp
1.2. Nematelmintas
Ascaris sp
Ancylostoma sp
Necator sp
Strongyloides sp
Trichuris sp
Enterobius sp
Trichinella sp
Filariidae
2. Protozoários
2.1. Protozoários intestinais
Entamoeba sp e Amibas de vida livre
Giardia sp
Cryptosporidium sp
Balantidium sp, Cystoisospora sp, Sarcocystis sp, Cyclospora sp
2.2. Protozoários urogenitais
Trichomonas sp
2.3. Protozoários do sangue e dos tecidos
Trypanossoma sp
Leishmania sp
Toxoplasma sp
Plasmodium sp
3. Artrópodes
Cimex sp
Sarcoptes sp
Xenopsylla sp, Pulex sp
Pediculus sp, Phtirus sp
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, centrados numa componente científica avançada, estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, uma vez que permitem ao estudante uma ampla aquisição, integração e aplicação, de forma gradual e orientada, dos diversos conceitos, conhecimentos e metodologias fundamentais e específicos em Parasitologia Clínica. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelo estudante. Desta forma, o estudante deverá ser capaz de atingir os objectivos de aprendizagem definidos anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de conceitos, orientação do estudo autónomo dos estudantes por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões pertinentes relacionadas com os conteúdos expostos.
Avaliação contínua [incluindo: i) duas provas de avaliação escritas e ii) trabalho individual do estudante, onde se enquadram resoluções de casos clínicos reais e aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa].
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate, aplicação prática de conceitos e orientação do estudo autónomo) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular, uma vez que permitem uma aquisição, reflexão crítica, integração e aplicação graduais dos conhecimentos científicos. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada ao cumprimento dos objectivos pretendidos. A análise e resolução de casos clínicos reais reforçam os conhecimentos adquiridos sobre tópicos específicos, fomentam a reflexão e o espírito crítico, e reforçam a aquisição de competências. A constante interação entre o docente e o estudante nas aulas de exposição e em sessões tutoriais e períodos de atendimento individual (em que o acompanhamento do estudante é feito de acordo com as suas necessidades e características individuais), permitirão a adequação do estudante aos objectivos propostos. As provas de avaliação serão importantes para avaliar o conhecimento e competências científicas individuais, permitindo confirmar o cumprimento dos objectivos propostos. A resolução de casos clínicos, o aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa ou a aplicação de conhecimentos adquiridos a situações já conhecidas, contribuirão para estimular a curiosidade científica, para melhorar a autonomia ao nível da pesquisa bibliográfica e gestão de referências, e para aperfeiçoar competências de comunicação científica.
Bibliografia:
(1) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology - Volume 2. (11th edition). ASM Press, 2015.
(2) Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. Microbiologia Médica - Volume 2. Lidel, 2014.
(3) Neves, D. P. Parasitologia Humana. Atheneu, 2012.
(4) Ferreira, M. U. Parasitologia Contemporânea. Guanabara Koogan, 2012.
(5) Artigos científicos recomendados para cada tema.