Unidade Curricular:Código:
Micologia Clínica908MICC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoMicrobiologia Clínica6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo da presente unidade curricular é fazer com que os alunos adquiram competências que lhes permitam reconhecer aspetos gerais das doenças infeciosas de origem fúngica, o seu modo de disseminação, diagnóstico, controlo, profilaxia e tratamento. Pretende-se que desenvolvam competências de raciocínio que lhes permitam interligar os conhecimentos com os adquiridos noutras áreas, nomeadamente da Microbiologia, permitindo aplicar os conhecimentos no seu contexto de trabalho.
Conteúdos Programáticos:
Características gerais dos fungos. Efeitos benéficos dos fungos e implicações com a saúde humana e animal. Estudo das características patogénicas, epidemiológicas, morfológicas, fisiológicas, metabólicas e de virulência dos vários fungos (leveduras, fungos filamentosos e dimórficos) com relevância clínica para o Homem. Classificação das micoses. Micoses superficiais e fungos causadores de micoses superficiais. Micoses subcutâneas e fungos causadores de micoses subcutâneas. Micoses sistémicas. Micoses e imunossupressão. Micoses oportunistas e fungos causadores de infeção em imunodeprimidos. Agentes antifúngicos. Principais grupos de agentes antifúngicos: mecanismo de ação, efeitos secundários, interações medicamentosas, epidemiologia das resistências e mecanismos de resistência. Novos sistemas terapêuticos. Perspetivas futuras no desenvolvimento de antifúngicos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os sinais e sintomas das doenças, a sua epidemiologia e forma de disseminação, bem como controlo e tratamento, para adquirirem competências que lhes permitam uma atuação a nível da Micologia Clínica. Nesse sentido o estudo das diferentes micoses com relevância clínica para o Homem, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional. Será dada especial importância às micoses mais prevalentes em Portugal. Dado o aumento da população imunodeprimida, será dada também especial ênfase às micoses oportunistas. O conhecimento das opções terapêuticas, bem como as suas limitações, a resistência aos antifúngicos, e as novas opções terapêuticas, permitirão completar o conhecimento fundamental na área da Micologia Clínica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino envolve a lecionação de aulas teóricas. As aulas teóricas são de natureza essencialmente expositiva de conceitos fundamentais e atualizados sobre a Micologia Clínica. No entanto, serão também apresentados e discutidos casos clínicos e situações reais, com exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. Será ainda dada orientação para estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
A avaliação da disciplina será uma avaliação contínua de conhecimentos. A avaliação da componente teórica envolverá a realização de dois testes escritos. Na avaliação contínua será também tida em consideração a atitude, participação e o trabalho individual do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. As aulas teóricas serão de natureza essencialmente expositiva, permitindo ao aluno a aquisição de conhecimentos de forma contextualizada. Estas aulas permitirão aos alunos conhecer as micoses e os fungos com importância clínica e integrar conhecimentos. No entanto pretende-se que esta aprendizagem seja também ativa, pelo que haverá também lugar ao debate sobre os conceitos expostos.
Bibliografia:
Barroso et al., 2014. Microbiologia Médica, LIDEL.