Unidade Curricular: | Código: | ||
Instrumentos de Apoio à Investigação | 908IAIV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Microbiologia Clínica | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Entender o planeamento de uma estratégia de investigação com base num problema e numa hipótese a investigar. 2. Tomar consciência da importância da ética na conduta científica e no desenho de experiências envolvendo material humano ou animais de laboratório. 3. Ser capaz de realizar uma pesquisa bibliográfica extensa e de corretamente organizar as referências bibliográficas 4. Desenvolver aptidões para uma comunicação eficaz dos resultados científicos, quer escrita, quer oral. 5. Desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, através de exemplos e situações práticas. 6. Construir uma base sólida de conhecimento para o tratamento de dados experimentais. 7. Desenvolver o espírito crítico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Metodologia de Investigação: Objectivos e planeamento de uma estratégia de investigação; Ética e conduta científica; Ética em estudos biomédicos humanos e em estudos animais; Pesquisa bibliográfica e gestão de referências bibliográficas; Comunicação científica. Análise quantitativa (Análise descritiva univariada): Distribuição de frequências; Representações gráficas; Medidas de estatística descritiva; Medidas de frequência. Inferência estatística. Análise descritiva bivariada: Medidas de associação. Técnicas de recolha de dados: Dimensionamento de amostras e Métodos de amostragem; Intervalos de confiança e testes de hipóteses (paramétricos e não-paramétricos) para comparar populações a partir de amostras independentes e de amostras emparelhadas. Regressão linear e não linear (logística). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem que se pretendem cumprir. Abaixo estão descritos os componentes programáticos correspondentes a cada objetivo proposto: - Conteúdo programático relativo ao Objetivo 1. - Conteúdo programático relativo ao Objetivo 2. - Conteúdo programático relativo ao Objetivo 3. - Conteúdo programático relativo ao Objetivo 4. - Conteúdo programático relativo aos Objetivos 5 e 6. - Conteúdo programático relativo ao Objetivo 7. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente de análise de dados, esta será leccionada com utilização de software de análise de dados (IBM SPSS statistics) e enquadrada no âmbito do mestrado, para o que serão colocados à disposição dos alunos materiais didácticos e artigos científicos. A avaliação será realizada por um teste escrito e pela elaboração e apresentação de um artigo científico do tipo "mini-review". O teste escrito terá a ponderação de 60% e o artigo terá a ponderação de 40%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo e trabalho autónomos) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada ao cumprimento dos objectivos pretendidos, sendo a seguinte: Teste e apresentações do artigo: 4 horas 1. Introdução: Metodologia de Investigação Horas previstas: 12 de contacto (C); 20 de estudo individual (EI) 2. Análise quantitativa Horas previstas: 8 C e 20 EI 3. Inferência estatística Horas previstas: 30 C e 62 EI O teste será importante para avaliar o conhecimento individual, permitindo confirmar o cumprimento dos objetivos propostos. A preparação e apresentação do artigo científico contribuirá para estimular a curiosidade científica, para promover a aprendizagem da pesquisa bibliográfica e gestão de referências, e para treinar competências de comunicação científica. | |||
Bibliografia: | |||
1. Laake, P., Benestad, H.B., Olson, B.R. Research in Medical and Biological Sciences. Elsevier/Academic Press, 2015 2. Wisker, G. The Postgraduate Research Handbook, 2nd Ed. Palgrave MacMillan, 2007 3. Dawson, B., Robert G.T. Basic & Clinical Biostatistics, 4th Ed. McGraw-Hill, 2004. 4. Gouveia de Oliveira, A. Bioestatística Descodificada. 2ª edição, LIDEL, 2014. 5. Maroco, J. Análise Estatística - Com Utilização do SPSS. Edicões Sílabo, Lda., 3ª edição, 2007. |