Unidade Curricular:Código:
Genética e Biologia Molecular908GBMO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoMicrobiologia Clínica5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português65
Objectivos de Aprendizagem:
Discutir a replicação, transcrição, tradução, geração e controlo da diversidade genética, regulação genética e epigenética, diferenças entre procariotas e eucariotas e sua utilização terapêutica. Compreender os aspetos genéticos do funcionamento do Sistema Imunológico. Compreender as técnicas avançadas de estudo Genético: purificação, caracterização, amplificação e sequenciação de ácidos nucleicos e sua aplicação no estudo de microrganismos isolados ou em ecossistemas complexos.Compreender as técnicas avançadas de estudo proteico e de Bioinformática e sua utilização em estudos microbiológicos.
Conteúdos Programáticos:
Estrutura celular procariótica e eucariótica. Genes: Estrutura, replicação e expressão. Regulação da expressão genética. Mecanismos de variação genética. Epigenética. Imunogenética. Técnicas de estudo em Laboratório de Biologia Molecular aplicadas à Patologia Clínica (Cuidados Básicos num laboratório de Biol. Molecular; Extração de ácidos Nucleicos; Electroforese em gel, em capilar, em campo pulsado e em microchip; Espetrofotometria; Amplificação de ácidos nucleicos por PCR, RT-PCR, Nested-PCR, multiplex-PCR, qPCR, NASBA, SDA, LCR; Reações de restrição, vetores de clonagem e engenharia genética; Caracterização de mutações desconhecidas por DGGE, SSCP, HA, DHPLC; Caracterização de mutações conhecidas por PCR-RFLP e técnicas de hibridização; Técnicas de sequenciação de ácidos nucleicos de primeira, segunda, terceira e quarta Geração; Bioinformática e genómica comparativa; Metagenómica). Proteómica (SDS-PAGE. Focagem isoelétrica e HPLC; MALDI-TOF para identificação de Microrganismos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A evolução científica e tecnológica que nos últimos anos tem caracterizado a Genetica e a Biologia Molecular tem conduzido a metodologias avançadas de diagnóstico molecular tanto no âmbito das doenças hereditárias como das doenças adquiridas. Assim, a ampla aplicabilidade da genética não só ao nível do diagnóstico mas cada vez mais ao nível da medicina preventiva, aliada ao facto de esta ser uma área onde a sofisticação tecnológica progride rapidamente, requer a aquisição, por parte do profissional de saúde, de uma sólida formação científico-tecnológica. É esta ampla formação técnico-científica que o ambicioso programa permite transmitir, permitindo assim que os alunos adquiram as competências teórico-práticas enunciadas nos objetivos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino expositivo com recurso a elementos multimédia e vídeo. Avaliação por curtos testes diários e um trabalho de grupo final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma estrutura curricular condensada com 45 horas letivas semanais em que por semana duas unidades curriculares são integralmente lecionadas ocupa a totalidade da capacidade física dos alunos em sessões de contacto. Assim, a metodologia de ensino procura ser apelativa mas completa e exigente e a avaliação é diária permitindo aos alunos aperceberem-se de imediato de quaisquer eventuais lacunas de aprendizagem. O trabalho de grupo final procura incentivar a continuada consolidação de conhecimentos, induzindo o relacionar de conhecimentos com outras áreas do curso como a imunologia, bacteriologia, virologia e a resistência a fármacos.
Bibliografia:
• Moreno, ACM., Cabeda, JM. 2014. Sequenciação de Ácidos Nucleicos em Biomedicina. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-643-125-9. Porto Edições Universidade Fernando Pessoa.
• Cardoso et al. 2013. Manual de Trabalhos Práticos de Genética (2ª Edição). ed. 2, 1 vol., ISBN: 978-989-643-114-3. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
• Krebs JE et al (2013) Genes XI. Jones & Bartlet Publishers., Inc (USA)