Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisiologia e Imunologia Humanas | 908FIHU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Microbiologia Clínica | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Proporcionar: compreensão dos mecanismos da resposta imunológica e fisiológica, à agressão exógena e endógena com enfase nos microorganismos infeciosos; conhecimento dos principais constituintes do sistema imunitário e fisiológico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
PROGRAMA DE FISIOLOGIA: CONHECER OS SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E CONTROLO Organização morfo-funcional do tecido nervoso: Sistema Nervoso Central: Encéfalo,Medula espinal, Meninges e líquido cerebroespinal, Sistema Nervoso Periférico: Gânglios e Nervos. Sistemas sensoriais e respectivos disturbios. SISTEMAS DE REGULAÇÃO E MANUTENÇÃO: Organização morfo-funcional dos sistema respiratório, Constituintes e Funções, disturbios. Sistema renal: Organização morfo-funcional e disturbios associados. Sistema tegumentar: pele e estruturas associadas à pele Programa Imunologia: Defesa do Hospedeiro; Imunidade Inata e imunidade adaptativa – receptores antigénicos; Resposta a agentes infecciosos e mecanismos de escape imunológico: Bactérias, Vírus, Parasitas, Fungos; Mecanismos de Hipersensibilidade; Hipersensibilidade aos agentes microbianos; Reactividade cruzada do organismo infeccioso com o comensal: Autoimunidade; Profilaxia e imunoterapia; Técnicas imunológicas de diagnóstico; | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos, anatómicos e funcionais do sistema Imunitário e fisiológico envolvidos na resposta normal e agressão infecciosa. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas dos antigénios e dos seus receptores, e como ser capaz de manipular /modular esta resposta imune. Deve reconhecer os principais SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO E CONTROLO na fisiologia humana, assim como os seus desiquilibrios, causados por agentes microbianos. Será capaz de compreender a variedade de respostas fisiológicas e imunológicas e as imunopatologias associadas. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista prático o aluno deverá ser capaz de os integrar no contexto de técnicas de diagnóstico imunológico e avaliação da resposta imune, diagnosticando variadas patologias. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas cobrirão a totalidade do conteúdo programático, recorrendo ao método expositivo. Durante as sessões teóricas será incentivada a participação dos alunos relacionando os conceitos a apresentar com aspectos éticos e aspectos práticos da vida social e da sua vida profissional; será realizada a transmissão dos conhecimentos teóricos constantes do conteúdo programático, de modo progressivo e encadeado com o objectivo de desenvolver competências laboratoriais específicas em Microbiologia Sistema avaliação: O sistema de avaliação a utilizar será um exame teórico em que o aluno deverá ter nota mínima de 9,5 valores / 20 | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O aluno e o docente irão discutir a informação contida nos livros de texto adoptados, e os conceitos transmitidos; serão colocadas questões curtas e feita a avaliação do progresso dos alunos. As aulas serão apoiadas por períodos de atendimento individual de acordo com as suas necessidades. O aluno deverá ser capaz de discussão de trabalhos científicos, nomeadamente na área da Fisiologia e Imunologia Humanas com relevância no contexto da Microbiologia | |||
Bibliografia: | |||
1- Fox SI (2006) Human Physiology. 9th Ed. New York: McGraw-Hill. 2- Ganong WF (2005) Review of Medical Physiology. 22th Ed. New York: Appleton and Lange. 3. Guyton AC; Hall JE (2011) Textbook of Medical Physiology. 12th Ed. London: Elsevier. 4-Fundamentos de Imunologia (2012) Autor(es) Fernando A. Arosa, Elsa M. Cardoso e Francisco C. Pacheco Arosa et al. Lidel, (2ª Edição) 5- Kuby Immunology (2004) Autores Richard A. Goldsby, Thomas J. Kindt, Barbara A. Osborne, Janis. Freeman (5ª edição) 6- Medical Immunology (2001) Autores Tristram G. Parslow, Daniel P. Stites, Abba I. Terr, John B. Imboden, McGraw-Hill (10º edição) |