Unidade Curricular:Código:
Diagnóstico Parasitológico908DPAR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoMicrobiologia Clínica6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos e competências, científicas e técnicas, que lhe permitam processar corretamente amostras clínicas para diagnóstico laboratorial de infeções parasitárias e identificar os principais parasitas agentes etiológicos de infeção no Homem. O aluno deverá ser capaz de identificar parasitas utilizando métodos clássicos, imunológicos ou de biologia molecular, bem como interpretar os resultados obtidos e integrá-los num contexto mais geral, relacionando-os com outros resultados analíticos.
Conteúdos Programáticos:
1.Noções gerais sobre diagnóstico laboratorial de infeções parasitárias
-Amostras clínicas para diagnóstico parasitológico
-Colheita, transporte e processamento de amostras
-Métodos de diagnóstico laboratorial: deteção direta helmintas e protozoários por microscopia, pesquisa de antigénios, ou técnicas de biologia molecular; serologia; referência a outros métodos
-Biossegurança
2.Diagnóstico laboratorial de infeções intestinais de origem parasitária
2.1 Considerações gerais
2.2 Processamento das amostras clínicas
2.3 Identificação do agente etiológico
3.Diagnóstico laboratorial de infeções urogenitais de origem parasitária
3.1 Considerações gerais
3.2 Processamento das amostras clínicas
3.3 Identificação do agente etiológico
4.Diagnóstico laboratorial de infeções vasculares e/ou teciduais de origem parasitária
4.1 Considerações gerais
4.2 Processamento das amostras clínicas
4.3 Identificação do agente etiológico
5. Identificação laboratorial de artrópodes com importância médica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da unidade curricular traduz-se pela aquisição orientada de conhecimentos científicos e técnicos em diversas metodologias utilizadas no diagnóstico parasitológico e a sua aplicação a casos práticos. Os alunos serão incentivados a fazer uma avaliação crítica das situações, tomar decisões e a desenvolver quer a autonomia quer o trabalho em equipa. A componente prático-laboratorial assegura o cumprimento dos objetivos de aprendizagem.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas serão de natureza teórico-prática e prático-laboratorial. Nestas serão realizados trabalhos experimentais que permitirão aos alunos aprender a processar amostras clínicas com vista ao diagnóstico laboratorial de infeções de origem parasitária. Será realizada a identificação por microscopia de vários parasitas com relevância clínica para o Homem. Quando apropriado, serão aplicadas e/ou abordadas outras metodologias de identificação laboratorial de parasitas (métodos imunológicos, biologia molecular) e analisados casos clínicos.
A avaliação da unidade curricular terá em consideração os seguintes aspetos: i) a execução de duas frequências laboratoriais; ii) trabalho individual, apresentações explicativas dos trabalhos a efetuar, aplicação de conhecimentos adquiridos a situações já conhecidas, e interpretação e discussão de resultados obtidos, os quais serão orientados pelo docente.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são concordantes com os objetivos da unidade curricular na medida em que procuram dotar os alunos de conhecimentos na área do diagnóstico laboratorial de infeções parasitárias. Com as aulas prático-laboratoriais pretende-se que o aluno adquira competências que permitam a aplicação prática do conhecimento adquirido. A identificação laboratorial dos parasitas será acompanhada por discussão do seu ciclo de vida para melhor integração do conhecimento e desenvolvimento de raciocínio e espírito crítico. A análise e resolução de casos clínicos permitem a consolidação dos conhecimentos adquiridos, fomentam a reflexão e o espírito crítico, e reforçam a aquisição de competências.
Bibliografia:
Ash, L., Orihel, T. (2010). Atlas de Parasitologia Humana. 5ª ed. Editorial Medica Panamericana. ISBN 9789500601283
Bogitsh, B. J., Carter, C. E, Oeltmann, T. N. (2013). Human Parasitology. 4th edition. Academic Press. ISBN 978-0-12-415915-0
Garcia, L. S. Clinical Microbiology Procedures Handbook- Volume 2. 3rd edition. ASM Press, 2010. 978-1-55581-527-1
Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. 2015. Manual of Clinical Microbiology - Volume 2. 11th edition. ASM Press. ISBN 9781555817374