Unidade Curricular:Código:
Diagnóstico Bacteriológico908DBAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoMicrobiologia Clínica6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo da presente unidade curricular é fazer com que os alunos adquiram competências científicas e técnicas que lhes permitam efetuar corretamente o diagnóstico laboratorial de infeções de origem bacteriana. O aluno deverá conhecer os principais agentes etiológicos bacterianos associados a diferentes infeções, deverá saber manipular e processar amostras clínicas para diagnóstico bacteriológico, aplicar métodos de identificação bacteriana (clássicos, automatizados, imunológicos, moleculares, metodologias emergentes de topo), e saber avaliar a susceptibilidade de bactérias a agentes antimicrobianos, bem como reconhecer alguns dos mecanismos de resistência mais frequentes. O aluno deverá ainda adquirir competências que lhe permitam uma correta interpretação do significado clínico dos resultados obtidos, bem como a sua integração no contexto de outros resultados analíticos e da informação clínica do paciente.
Conteúdos Programáticos:
I.Análise de amostras clínicas para diagnóstico de infeções de origem bacteriana
Colheita, transporte e processamento das amostras
Métodos de identificação laboratorial de bactérias
II.Diagnóstico laboratorial de infeções bacterianas
Microflora comensal e principais agentes etiológicos de infeção, amostras clínicas e seu processamento (exame macroscópico e microscópico diretos, exame cultural), identificação do agente etiológico (métodos convencionais, imunológicos, moleculares), e avaliação da sua suscetibilidade a antibióticos (incluindo deteção de mecanismos de resistência).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, centrados numa abordagem científica e técnica avançada, estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, uma vez que permitem ao estudante uma ampla aquisição, integração e aplicação, de forma gradual e orientada, dos diversos conhecimentos e metodologias fundamentais e específicos em diagnóstico laboratorial das principais infeções de origem bacteriana. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição das competências científicas e técnicas pelo estudante. Desta forma, o estudante deverá ser capaz de atingir os objetivos de aprendizagem definidos anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas: exposição de conceitos teóricos em sala de aula e sua aplicação prática através da análise e resolução de casos clínicos. Orientação do estudo autónomo dos estudantes por consulta da bibliografia recomendada.
Aulas prático-laboratoriais: preparação, execução e discussão dos protocolos laboratoriais necessários para a correta manipulação de amostras clínicas e para a identificação bacteriana a partir dessas amostras por métodos clássicos, automatizados, imunológicos e de biologia molecular, bem como para a avaliação da suscetibilidade a agentes antimicrobianos e reconhecimento de alguns dos mecanismos de resistência mais frequentes. Interpretação e discussão do significado clínico dos resultados laboratoriais obtidos.
Avaliação contínua [incluindo: i) duas provas de avaliação laboratoriais e ii) trabalho individual do estudante, onde se enquadram resoluções de casos clínicos, desempenho em sala de aula e aprofundamento de conhecimentos por pesquisa].
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição de conceitos teóricos e sua aplicação prática através da análise de casos clínicos, orientação do estudo autónomo, orientação da execução dos protocolos laboratoriais e discussão dos resultados obtidos) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular, uma vez que permitem uma aquisição, reflexão crítica, integração e aplicação graduais dos conhecimentos científicos e técnicos, e desta forma a aquisição de competências técnico-científicas na área do diagnóstico bacteriológico. Possibilitam ainda o desenvolvimento da autonomia, bem como da capacidade de trabalho em equipa, espírito crítico e tomada de decisões. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada ao cumprimento dos objetivos pretendidos. A constante interação entre o docente e o estudante nas aulas teórico-práticas, nas aulas laboratoriais e em sessões tutoriais e períodos de atendimento individual (em que o acompanhamento do estudante é feito de acordo com as suas necessidades e características individuais), permitirão a adequação do estudante aos objetivos propostos. As provas de avaliação laboratorial serão importantes para avaliar o conhecimento e competências técnico-científicas individuais, permitindo confirmar o cumprimento dos objetivos propostos. A resolução de casos clínicos, o aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa ou a aplicação de conhecimentos adquiridos a situações já conhecidas, contribuirão para estimular a curiosidade científica, para melhorar a autonomia ao nível da pesquisa bibliográfica e gestão de referências, e para aperfeiçoar competências de comunicação científica.
Bibliografia:
(1) Garcia, L. S. Clinical Microbiology Procedures Handbook, 3rd Edition. ASM Press, 2010 (3rd edition).
(2) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology- Volume 1. ASM Press, 2015 (11th edition).
(3) Sousa, J. C. Manual de antibióticos antibacterianos. Edições UFP, 2007 (2ª edição).
(4) Sousa, J. C., Cerqueira, F., Abreu, C. Microbiologia - Protocolos laboratoriais. Edições UFP, 2012 (2ª edição).
(5) Artigos científicos atuais.