Unidade Curricular:Código:
Bacteriologia Clínica908BACC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoMicrobiologia Clínica6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Aquisição e/ou melhoria de competências que permitam reconhecer aspectos gerais das doenças infecciosas de origem bacteriana com relevância clínica para o Homem, o seu modo de disseminação, epidemiologia, diagnóstico, controlo, profilaxia e tratamento.
Pretende-se ainda a aquisição de competências que permitam caracterizar as infecções bacterianas emergentes e os grupos bacterianos que exibem resistência a múltiplos antibióticos, bem como as novas moléculas do armamentário terapêutico.
Conteúdos Programáticos:
I-Conceitos fundamentais em doenças infecciosas
II-Impacto global das infecções bacterianas
III-Estudo das principais bactérias causadoras de infecção humana (filogenia, características patogénicas, epidemiológicas, morfológicas, fisiológicas e bioquímicas; identificação laboratorial, controlo e tratamento):
1. Staphylococcus sp e Micrococcus sp
2. Streptococcus sp e Enterococcus sp
3. Bacilos de Gram positivo não esporulados: Corynebacterium sp, Erysipelothrix rhusiopatiae, Gardnerella vaginalis e Listeria sp
4. Bacilos de Gram positivo esporulados: Bacillus sp
5. Mycobacterium sp e Nocardia sp
6. Neisseria sp
7. Haemophilus sp
8. Bordetella sp
9. Legionella sp
10. Enterobacteriaceae
11. Vibrio sp e Aeromonas sp
12. Campylobacter sp e Helicobacter sp
13. Brucella sp
14. Pseudomonadaceae e Acinetobacter sp
15. Chlamydia sp e Chlamydophila sp
16. Mycoplasma sp e Ureaplasma sp
17. Treponema sp, Borrelia sp e Leptospira sp
18. Rickettsiaceae
19. Bactérias anaeróbias
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, centrados numa componente científica avançada, estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, uma vez que permitem ao estudante uma ampla aquisição, integração e aplicação, de forma gradual e orientada, dos diversos conceitos, conhecimentos e metodologias fundamentais e específicos em Bacteriologia Clínica. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelo estudante. Desta forma, o estudante deverá ser capaz de atingir os objectivos de aprendizagem definidos anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de conceitos, orientação do estudo autónomo dos estudantes por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões pertinentes relacionadas com os conteúdos expostos.
Avaliação contínua [incluindo: i) duas provas de avaliação escritas e ii) trabalho individual do estudante, onde se enquadram resoluções de casos clínicos reais e aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa].
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate, aplicação prática de conceitos e orientação do estudo autónomo) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular, uma vez que permitem uma aquisição, reflexão crítica, integração e aplicação graduais dos conhecimentos científicos. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada ao cumprimento dos objectivos pretendidos. A análise e resolução de casos clínicos reais reforçam os conhecimentos adquiridos sobre tópicos específicos, fomentam a reflexão e o espírito crítico, e reforçam a aquisição de competências. A constante interação entre o docente e o estudante nas aulas de exposição e em sessões tutoriais e períodos de atendimento individual (em que o acompanhamento do estudante é feito de acordo com as suas necessidades e características individuais), permitirão a adequação do estudante aos objectivos propostos. As provas de avaliação serão importantes para avaliar o conhecimento e competências científicas individuais, permitindo confirmar o cumprimento dos objectivos propostos. A resolução de casos clínicos, o aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa ou a aplicação de conhecimentos adquiridos a situações já conhecidas, contribuirão para estimular a curiosidade científica, para melhorar a autonomia ao nível da pesquisa bibliográfica e gestão de referências, e para aperfeiçoar competências de comunicação científica.
Bibliografia:
(1) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology - Volume 1. (11th edition). ASM Press, 2015.
(2) Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. Microbiologia Médica - Volume 1. Lidel, 2014.
(3) Sousa, J. C. Manual de antibióticos antibacterianos. (2ª edição). Edições Universidade Fernando Pessoa, 2007.
(4) Artigos científicos recomendados para cada tema.