Unidade Curricular: | Código: | ||
Perturbações da Linguagem em Contextos Educacionais | 897PLCE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico) | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 130 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa: (O1) fornecer formação de base no domínio da Linguagem Humana através da introdução no aluno às principais abordagens, métodos e técnicas , promovendo a aquisição e integração de conhecimentos, teorias e modelos explicativos do processo psicológico e promovendo a aplicação de saberes teórico-práticos relativos à avaliação e intervenção das perturbações da linguagem em contextos educativos. (O2) Espera-se que os alunos desenvolvam competências e aprofundem conhecimentos que os capacitem para a avaliação e intervenção junto de populações com necessidades específicas em contextos educacionais inclusivos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
(CP1) Linguagem; Aquisição da linguagem; leitura e escrita; perturbações da linguagem. (CP2) Perturbações do desenvolvimento e NEE´s, identificação e categorização, co-morbilidades; (CP3) Papel dos profissionais numa escola inclusiva e importância do trabalho colaborativo no atendimento de alunos com PND/ NEE - os modelos RTI (resposta à intervenção) (CP4) Teoria da Mente: marcos do desenvolvimento. Empatia e Teoria da Mente. Avaliação da Teoria da Mente. Linguagem e Teoria da Mente. (CP5) A Comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto ferramenta para a intervenção nas Perturbações da Linguagem e da Comunicação: conceitos e contributos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Correspondência entre objetivos e conteúdos programáticos: - O2 corresponde a CP2 e CP3 - O1 e O2 corresponde a CP1, CP4 e CP5 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Seminários: Metodologia expositiva e participativa com estudos de casos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica. Avaliação: Assistência e participação nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas (de caráter mais interativo e participativo com estudos de casos, discussão de temáticas nas aulas,reflexões críticas, pesquisa e revisão de literatura específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma. | |||
Bibliografia: | |||
Anderson, J. R. (2006). Cognitive psychology and its implications (6ª ed.). New York: Worth. Beukelman, D. & Mirenda, P. Augmentative and alternative communication: Supporting children and adults with complex communication needs. ed. Baltimore, MD: Brookes; 2013. DGE (2018). Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática. disponível em https://www.dge.mec.pt. Fox et al (2009). RTI and the pyramid model. Tampa, Florida: University of South Florida Kauffman, J. & Lopes, J. (2007). Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. Braga: Psiquilibrios. Marinho, S. (2009). Impact of Protective factors on Risk Pathways: Emotional and Behavior Problems in the School Context. In: I international congress on family, school and society “special education”- Educare. Porto: Edições UFP. Westra, E., & Carruthers, P. (2017). Pragmatic development explains the Theory-of-Mind Scale. Cognition, 158, 165-176. |