Unidade Curricular:Código:
Perturbações da Linguagem em Contextos Educacionais897PLCE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico)10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês130
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa:
(O1) fornecer formação de base no domínio da Linguagem Humana através da introdução no aluno às principais abordagens, métodos e técnicas , promovendo a aquisição e integração de conhecimentos, teorias e modelos explicativos do processo psicológico e promovendo a aplicação de saberes teórico-práticos relativos à avaliação e intervenção das perturbações da linguagem em contextos educativos.
(O2) Espera-se que os alunos desenvolvam competências e aprofundem conhecimentos que os capacitem para a avaliação e intervenção junto de populações com necessidades específicas em contextos educacionais inclusivos
Conteúdos Programáticos:
(CP1) Linguagem; Aquisição da linguagem; leitura e escrita; perturbações da linguagem.
(CP2) Perturbações do desenvolvimento e NEE´s, identificação e categorização;
(CP3) Papel dos profissionais numa escola inclusiva e importância do trabalho colaborativo no atendimento de alunos com PND/ NEE.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Correspondência entre objetivos e conteúdos programáticos:
- O2 corresponde a CP2 e CP3
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Trabalho prático; revisão de literatura
Pesquisa bibliográfica; análise e discussão de casos
Avaliação: revisão crítica de artigos científicos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
...
Bibliografia:
Anderson, J. R. (2006). Cognitive psychology and its implications (6ª ed.). New York: Worth.
Eysenck, M. W. (2003). Principles of cognitive psychology (2ª ed.). Hove: Psychology Press.
APA (2016). DSM-5:Manual Estatístico de Diagnóstico das Perturbações Mentais. Lisboa: Climepsi.
Correia, L.M. (2006). A Escola contemporânea, a Inclusão e as Necessidades Educativas Especiais, Diversidades, ano 4, 13.
Correia, L. & Martins, P.(2002). Inclusão: Guia para Professores e Educadores. Braga: Quadrado Azul.
Evans, J. & Lunt, I. (2002). Inclusive Education: Are there limits, European Journal of Special Needs Education, 17, 1.
Kauffman, J. & Lopes, J. (2007). Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. Braga: Psiquilibrios.
Marinho, S. (2009). Impact of Protective factors on Risk Pathways: Emotional and Behavior Problems in the School Context. In: I international congress on family, school and society “special education”- Educare. Porto: Edições UFP.
Docente (* Responsável):
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt)
Joaquim Ramalho (ramalho@ufp.edu.pt)
Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt)