Unidade Curricular:Código:
Perturbações da Linguagem em Contextos Clínicos898PLCC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem)10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês130
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Aprofundar conhecimentos e refletir acerca da importância da voz na comunicação humana
OA2. Aprofundar conhecimentos sobre os mecanismos de génese da voz e da linguagem, as perturbações de linguagem associadas a patologias da laringe, as perturbações de natureza articulatória e às associadas a problemas de ressonância.
OA3. Compreender diversas patologias de base neurológica de natureza motora com implicações na voz e na linguagem, bem como formas de comunicação alternativa direccionadas a indivíduos privados de laringe.
OA4. Aprofundar conhecimentos e relacionar conceitos sobre as Perturbações dos Sons da Fala: avaliação e intervenção.
OA5. Aprofundar conhecimentos sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto ferramenta para a intervenção nas Perturbações da Linguagem e da Comunicação.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Voz e Comunicação Humana: definição de conceitos, teorias da comunicação, desenvolvimento ontogénico da voz. Fatores de risco para a saúde vocal.
CP2. Voz e Técnica Vocal: habilitação e aperfeiçoamento vocal. Análise e discussão de vídeos.
CP3. Voz e Comunicação Humana: Breve descrição anatomofisiológica dos circuitos da linguagem humana. Alguns detalhes de situações de patologia laríngea, de patologias associadas a deficits articulatórios e outras com implicações na ressonância. Algumas notas acerca de patologias de base neurológica com implicação nos contextos motores da linguagem. Formas de comunicação verbal sem laringe. A voz esofágica e a voz protésica em laringectomizados.
CP4. Perturbação dos Sons da Fala: do diagnóstico à intervenção
CP5. A Comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto ferramenta para a intervenção nas Perturbações da Linguagem e da Comunicação: conceitos e contributos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre diferentes perturbações da linguagem e comunicação humana em contexto clínico. Assim:
CP1 e CP2 correspondem ao OA1
CP3 corresponde ao OA2 e OA3
CP4 corresponde ao OA4
CP5 corresponde ao OA5
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Assistência e participação nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nos seminários permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados.
Bibliografia:
Antunes, E. e Rocha, J. (2009). Contribuições Clínicas da Fonética e da Fonologia. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 1 (5), pp. 124-136.
Antunes, E. e Rocha, J. (2009). Perturbações Fonológicas: classificação, avaliação e intervenção. In: Peixoto, V. e Rocha, J. (Ed.). Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala. Porto, Edições Universidade Fernando Pessoa, pp. 193-224.
Soto, G. & Zangari, C. (2009). Practically speaking: Language, literacy, & academic development for studentes with AAC needs. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.
Beukelman, D. & Mirenda, P. (ed) (2005). Augmentative and alternative communication : supporting children andadults with complex communication needs. Baltimore ; London ; Sydney : Paul H. Brookes Publishing Co.
Docente (* Responsável):
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt)
Joana Rocha (jrocha@ufp.edu.pt)
Susana Freitas (sfreitas@ufp.edu.pt)