Unidade Curricular:Código:
Perturbações da Linguagem em Contextos Clínicos898PLCC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem)10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês130
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Aprofundar conhecimentos e refletir acerca da importância da voz na comunicação humana
OA2. Aprofundar conhecimentos sobre os mecanismos de génese da voz e da linguagem, as perturbações de linguagem associadas a patologias da laringe, as perturbações de natureza articulatória e às associadas a problemas de ressonância.
OA3. Compreender diversas patologias de base neurológica de natureza motora com implicações na voz e na linguagem, bem como formas de comunicação alternativa direccionadas a indivíduos privados de laringe.
OA4. Aprofundar conhecimentos sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto ferramenta para a intervenção nas Perturbações da Linguagem e da Comunicação.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Voz e Comunicação Humana: definição de conceitos, teorias da comunicação, desenvolvimento ontogénico da voz. Fatores de risco para a saúde vocal.
CP2. Voz e Técnica Vocal: habilitação e aperfeiçoamento vocal. Análise e discussão de vídeos.
CP3. Voz e Comunicação Humana: Breve descrição anatomofisiológica dos circuitos da linguagem humana. Alguns detalhes de situações de patologia laríngea, de patologias associadas a deficits articulatórios e outras com implicações na ressonância. Algumas notas acerca de patologias de base neurológica com implicação nos contextos motores da linguagem. Formas de comunicação verbal sem laringe. A voz esofágica e a voz protésica em laringectomizados.
CP4. A Comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto ferramenta para a intervenção nas Perturbações da Linguagem e da Comunicação: conceitos e contributos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre diferentes perturbações da linguagem e comunicação humana em contexto clínico. Assim:
CP1 e CP2 correspondem ao OA1
CP3 corresponde ao OA2 e OA3
CP4 corresponde ao OA4
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Assistência e participação nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nos seminários permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados.
Bibliografia:
Beukelman, D. & Mirenda, P. Augmentative and alternative communication: Supporting children and adults with complex communication needs. ed. Baltimore, MD: Brookes; 2013.