Unidade Curricular: | Código: | ||
Paralinguagem e Comunicação Não-Verbal | 898PCNV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
PARTE 1 1. Apresentar a Paralinguagem e a Comunicação Não Verbal como área de saber a integrar a formação de profissionais que lidam com o público; 2. Identificar os conceitos básicos destes saberes; PARTE 2 3. Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática profissional; 4. Relacionar estes saberes como básicos para o conhecimento sobre a interação social; 5. Aplicar metodologias, técnicas e conhecimentos a situações contextualizadas de interação social. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1 corresponde aos OA1 (Parte I) CP2 corresponde aos OA2 (Parte II) No CP1 são abordadas as principais abordagens à paralinguagem e comunicação não verbal influentes na psicologia atual, juntamente com os seus antecedentes históricos e os seus campos de aplicação prática; No CP2 são abordadas as metodologias e técnicas em desenvolvimento nos últimos anos tornando a paralinguagem e a comunicação não verbal um tema da psicologia de grande pertinência e vastas aplicações. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aulas Teórico-práticas: - Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos práticos em vídeo; - Resumo e discussão de artigos científicos; - Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas Avaliação: Época normal - Trabalho individual - 100% | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Trabalho teórico-prático: 100%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Uma vez que a unidade curricular é constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino serão diversificadas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave relacionada com a a Paralinguagem e Comunicação Não Verbal deverá ser sempre relacionada com aspetos práticos da atividade profissional dos dourandos. Através do método interrogativo os docentes poderão certificar-se da aquisição dos mesmos conceitos. Posteriormente os alunos poderão aplicar as aprendizagens efetuadas em casos da sua futura prática profissional, em pequenos trabalhos práticos e em trabalho autónomo de pesquisa. | |||
Bibliografia: | |||
Freitas-Magalhães, A. (2013). O Poder do Sorriso: Origens, Funções e Teorias. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-997-006-1 Freitas-Magalhães, A. (2013). Por Que Me Mentes? Ensaio Sobre a Face da Mentira. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-997-004-7 Freitas-Magalhães, A. (2012). A Face Humana: Paradigmas e Implicações. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-997-005-4 Freitas-Magalhães, A. (Ed.). (2011). Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 3). Oporto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-083-2 Freitas-Magalhães, A. (2011). O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-067-2 Freitas-Magalhães, A. (2011). Facial Expression of Emotion: From Theory to Application. Oporto: FEELa |