Unidade Curricular:Código:
Paralinguagem e Comunicação Não-Verbal897PCNV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
PARTE 1
1. Apresentar a Paralinguagem e a Comunicação Não Verbal como área de saber a integrar a formação de profissionais que lidam com o público;
2. Identificar os conceitos básicos destes saberes;
PARTE 2
3. Analisar as implicações destes conhecimentos para a prática profissional;
4. Relacionar estes saberes como básicos para o conhecimento sobre a interação social;
5. Aplicar metodologias, técnicas e conhecimentos a situações contextualizadas de interação social.
Conteúdos Programáticos:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 corresponde aos OA1 (Parte I)
CP2 corresponde aos OA2 (Parte II)
No CP1 são abordadas as principais abordagens à paralinguagem e comunicação não verbal influentes na psicologia atual, juntamente com os seus antecedentes históricos e os seus campos de aplicação prática;
No CP2 são abordadas as metodologias e técnicas em desenvolvimento nos últimos anos tornando a paralinguagem e a comunicação não verbal um tema da psicologia de grande pertinência e vastas aplicações.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aulas Teórico-práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos práticos em vídeo;
- Resumo e discussão de artigos científicos;
- Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Trabalho individual - 100%
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teórico-práticas:
- Apresentação dos conteúdos programáticos com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, casos práticos em vídeo;
- Resumo e discussão de artigos científicos;
- Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Trabalho individual - 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que a unidade curricular é constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino serão diversificadas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave relacionada com a a Paralinguagem e Comunicação Não Verbal deverá ser sempre relacionada com aspetos práticos da atividade profissional dos dourandos. Através do método interrogativo os docentes poderão certificar-se da aquisição dos mesmos conceitos. Posteriormente os alunos poderão aplicar as aprendizagens efetuadas em casos da sua futura prática profissional, em pequenos trabalhos práticos e em trabalho autónomo de pesquisa.
Bibliografia:
Freitas-Magalhães, A. (2013). O Poder do Sorriso: Origens, Funções e Teorias. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-997-006-1
Freitas-Magalhães, A. (2013). Por Que Me Mentes? Ensaio Sobre a Face da Mentira. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-997-004-7
Freitas-Magalhães, A. (2012). A Face Humana: Paradigmas e Implicações. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-997-005-4
Freitas-Magalhães, A. (Ed.). (2011). Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 3). Oporto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-083-2
Freitas-Magalhães, A. (2011). O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-067-2
Freitas-Magalhães, A. (2011). Facial Expression of Emotion: From Theory to Application. Oporto: FEELa