Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologias de Investigação | 897MINV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico) | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 130 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; OA2. Demonstrar a capacidade para conceber e projectar uma investigação significativa, no âmbito do desenvolvimento e perturbações da linguagem, respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica; OA3. Ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre o seu projecto de investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Principais etapas da investigação. 1.1. Da delimitação do problema à elaboração do relatório, passando pelos aspectos éticos. 1.2. Articulação entre as etapas e os projectos dos doutorandos. 2. Revisão da literatura. 2.1. Narrativa vs. sistemática vs. integrativa vs. scoping/rapid. 2.2. Aplicação prática através da exploração de bases de dados. 3. Desenhos e métodos de investigação. 3.1. Definições. 3.2. Aplicações: da análise de artigos científicos à (re)formulação dos planos de intenções. 4. Escrita científica: Da elaboração do projecto de investigação à redacção da tese, passando pela redacção de artigos científicos. 4.1. Aspectos científicos, "de valorização", éticos, económicos e formais. 4.2. Especificidades relativas à elaboração de posters e apresentações orais. 4.3. Plataformas digitais: Exemplos, relevância e breve exploração prática (LinkedIn,Loop,Ciência ID,Orcid,Scopus Author ID,ResearcherID,Google Scholar ID,ResearchGate,Academia.edu, Scribd, SlideShare). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa foi elaborado tendo por referência o desenvolvimento de conhecimentos e de competências necessários à planificação e elaboração da tese de doutoramento. Concretamente, assenta numa organização em 4 unidades de Conteúdos Programáticos (CP), definidos a partir dos 3 objetivos de aprendizagem (OA) previamente estabelecidos. Observa-se uma total coerência e correspondência entre os conteúdos programáticos e os OA, designadamente: CP1 – OA2; CP2 – OA1, OA2; CP3 – OA2; CP4 – OA3. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e activa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. Na avaliação contínua, e garantida a percentagem mínima de assiduidade, são considerados os seguintes elementos: participação activa nas aulas e prova oral (apresentação pública). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem (AO) definidos para a UC, visando a actualização e desenvolvimento de conhecimentos e o treino de competências no âmbito da investigação científica. Neste quadro, valoriza-se a articulação de metodologias de carácter expositivo, que permitirão a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, como discussões críticas sobre os mesmos, análise de projectos/relatórios de investigação, simulações (revisão da literatura) e apresentações orais (debates temáticos com discussão guiada). Pretende-se com esta articulação favorecer uma aprendizagem activa que permita o aprofundamento dos tópicos em estudo bem como a integração da teoria com a prática. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das actividades propostas, de modo a lhe permitir aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e desenvolver aptidões e competências neste domínio. Esta coerência entre os OA e as metodologias de ensino adoptadas concretiza-se do seguinte modo: OA1 – Métodos expositivo, participativo e activo; OA2 e OA3 – Métodos participativo e activo. | |||
Bibliografia: | |||
Almeida, L. S., & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em psicologia e educação (5ª ed.). Braga: Psiquilíbrios. Bowling, A. (2004). Research methods in health: Investigating health and health services (2nd ed.). Berkshire: Open University Press. Ribeiro, J. L. P. (2010). Metodologia de investigação em psicologia e saúde (3ª ed.). Porto: Legis Editora/Livpsic. |