Unidade Curricular:Código:
Linguagem e Comunicação Verbal898LCVB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
Partindo de uma reflexão sobre os conceitos de linguagem e comunicação verbal pretende-se que o aluno seja capaz de abordar questões que se prendam com as várias escolas que discutiram essa conceptualização.
Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências que lhe permitam fazer análise do discurso e reflectir nas suas relações com a ciência e a sociedade.
Conteúdos Programáticos:
Linguagem e comunicação verbal. Linguagem, ciência e sociedade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos servem o uso da comunicação linguística em situação, não pospondo perspectivas histórica e teóricas
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas fundamentalmente expositivas, ainda que se recorra ao método indutivo com base no diálogo.
Competências a adquirir:
- domínio teórico e prático dos conceitos de linguagem e comunicação verbal em todas as situações da vida activa
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação verbal
Bibliografia:
BARTHES, Roland (1996). O prazer do texto. São Paulo: Elos
BLOMMAERT, Jan (2005) Discourse: A Critical Introduction. Cambridge: CUP
CUTTING, Joan (2002) Pragmatics and Discourse. Routledge English Language Introductions. London: Routledge
HALL, Stuart. (2005). A identidade cultural na pós-modermidade. Rio de Janeiro: DP&A.
Houaiss, A. (2002). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores.
JAWORKSI, Adam and COUPLAND, Nikolas (1999) The Discourse Reader. London and New York: Routledge
LOPES, M. I. V. (2006). O campo da comunicação: sua constituição, desafios e dilemas. Famecos. Porto Alegre, n. 30, p. 16-30.
Mateus, M. H. M. & A. Villalva (2006). O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Editorial Caminho.
RESENDE, V. de Melo & RAMALHO, V. (2006) Análise de discurso crítica: São Paulo, Br: Editora Contexto
ROBINSON, W. Peter. (1977). Linguagem e comportamento social. São Paulo: Cultrix.