Unidade Curricular: | Código: | ||
Linguagem e Comunicação Verbal | 898LCVB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Partindo de uma reflexão sobre os conceitos de linguagem e comunicação verbal pretende-se que o aluno seja capaz de abordar questões que se prendam com as várias escolas que discutiram essa conceptualização. Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências que lhe permitam fazer análise do discurso e reflectir nas suas relações com a ciência e a sociedade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Linguagem e comunicação verbal. Linguagem, ciência e sociedade. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos servem o uso da comunicação linguística em situação, não pospondo perspectivas histórica e teóricas | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas fundamentalmente expositivas, ainda que se recorra ao método indutivo com base no diálogo. Competências a adquirir: - domínio teórico e prático dos conceitos de linguagem e comunicação verbal em todas as situações da vida activa | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento de estudo orientado e na participação ativa do aluno de modo a que este experimente e adquira ferramentas que otimizem a sua expressão no campo da comunicação verbal | |||
Bibliografia: | |||
BARTHES, R. (1996). O prazer do texto. São Paulo: Elos BLOMMAERT, J. (2005) Discourse: A Critical Introduction. Cambridge: CUP CUTTING, J. (2002) Pragmatics and Discourse. London: Routledge. Deutscher, G. (2005) The Unfolding of Language. London: Arrow. Everett, D. L. (2017) How Language Began. New York: Liveright. HALL, S.. (2005). A identidade cultural na pós-modermidade. Rio de Janeiro: DP&A. Houaiss, A. (2002). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores. JAWORKSI, A. & COUPLAND, N. (1999) The Discourse Reader. London and New York: Routledge LOPES, M. I. V. (2006). O campo da comunicação. Porto Alegre: Famecos (30), 16-30. Mateus, M. H. M. & Villalva, A. (2006). O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho. RESENDE, V. M. & RAMALHO, V. (2006) Análise de discurso crítica: São Paulo: Contexto ROBINSON, W. P. (1977). Linguagem e comportamento social. São Paulo: Cultrix. |