Unidade Curricular:Código:
Desenvolvimento da Linguagem898DLIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem)10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês130
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Aprofundar conhecimentos sobre a interinfluência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem e da comunicação
OA2. Aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento social e metacognitivo e relacionar este com o desenvolvimento da linguagem
OA3. Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento fonético e fonológico.
Conteúdos Programáticos:
CP1.Desenvolvimento de Linguagem e Ambiente:
1.1. Importância de uma Intervenção Precoce. Enquadramento, princípios e fundamentos.
1.2. Importância dos ambientes responsivos e inclusivos. Práticas centradas na Família. Práticas contextualmente mediadas.
1.3.Exploração de instrumentos de trabalho com as famílias – Ecomapa e Entrevista Baseada nas Rotinas. Programas de Intervenção Pré-verbal com cuidadores.
CP2. Desenvolvimento social e metacognitivo: da infância à idade adulta
CP3. Relação entre desenvolvimento social e metacognitivo e linguagem
CP4. Desenvolvimento da fonologia: enfoque clínico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre o desenvolvimento da linguagem humana. Assim:
CP1 corresponde ao OA1
CP2 corresponde ao OA2
CP3 corresponde ao OA2
CP4 corresponde ao OA3
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Seminários:
Metodologia expositiva e participativa com estudos de casos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica.
Avaliação:
Assistência e participação nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nos seminários permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados.
Bibliografia:
McWilliam, P. J., Winton, P. J., & Crais, E. R. (2005). Estratégias práticas para a intervenção precoce centrada na família. Porto: Porto Editora.
McWilliam, R. A. (2012). Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora.
Shonkoff, J. P., & Meisels, S. J. (2000). Handbook of early childhood intervention (2ª ed.). Cambridge: University Press.
Stephens, W. M. (2011). “EFFECTS OF PARENT INTERVENTIONS ON CHILDREN WITH COMMUNICATION DISORDERS" Research Papers. Paper 114.
Docente (* Responsável):
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt)
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt)
Joana Rocha (jrocha@ufp.edu.pt)