Unidade Curricular:Código:
Desenvolvimento da Linguagem897DLIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico)10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português130
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Aprofundar conhecimentos sobre a interinfluência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem e da comunicação
OA2. Aprofundar conhecimentos sobre a Terminologia em Comunicação e Linguagem na criança
OA3. Aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento pragmático, social e metacognitivo e relacionar este com o desenvolvimento da linguagem
OA4. Aprofundar conhecimentos sobre Perturbações Pragmáticas (avaliação e intervenção)
OA5. Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento cognitivo.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Desenvolvimento de Linguagem e Ambiente: Importância dos ambientes responsivos e inclusivos. Práticas centradas na Família.
CP2. Terminologia: diagnósticos em Comunicação e Linguagem na criança
CP3. Desenvolvimento pragmático (típico e atípico) social e metacognitivo: da infância à idade adulta
CP4. Relação entre desenvolvimento social e metacognitivo e linguagem
CP5. Perturbação da Comunicação Social (Pragmática): avaliação e intervenção
CP6. Desenvolvimento da Linguagem e desenvolvimento cognitivo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre o desenvolvimento da linguagem humana. Assim:
CP1 corresponde ao OA1
CP2 corresponde ao OA2
CP3 corresponde ao OA3
CP4 corresponde ao OA3
CP5 corresponde ao OA4
CP6 corresponde a OA5
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Seminários:
Metodologia expositiva e participativa com estudos de casos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica.
Avaliação:
Assistência e participação nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nos seminários permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados.
Bibliografia:
Almeida, J., & Rocha, J. (2009). Caracterização do Perfil Pragmático de Crianças em Idade Pré Escolar e Escolar. Cadernos de Comunicação e Linguagem, 1(2), 69–86.
Bishop et al (2017). Phase 2 of CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. Journal of child Psychology and Psychiatry, 58 (10) pp1068-1080.
Bishop, D. V. M. (2017). Why is it so hard to reach agreement on terminology? The case of Developmental Language Disorder (DLD). International Journal of Language & Communication Disorders, 52(6), 671–680.
Norbury, C. F. (2014). Practitioner Review: Social (Pragmatic) Communication Disorder Conceptualization, Evidence and Clinical Implications. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 55(3), 204–216.
Owens, R. E. (2016). Language Development: An Introduction 9e.NJ: Pearson
McWilliam, R. A. (2012). Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora.