| Unidade Curricular: | Código: | ||
| Cérebro e Linguagem | 898CLIN | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 1 | Doutoramento | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem) | 6 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Português | 78 | ||
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| Perceber os mecanismos funcionais implicados nas perturbações da linguagem Conhecer as possibilidades de intervenção de reabilitação das patologias da linguagem | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| Áreas e circuitos da linguagem; neuroimagiologia; perturbações do desenvolvimento da linguagem; avaliação e reabilitação cognitiva | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| Os conteúdos focam os aspetos do funcionamento cerebral relevantes para se perceber o desenvolvimento da linguagem e as suas várias situações disfuncionais. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| continua e presencial | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| A apresentação dos temas é feita de acordo com a preparação prévia e o interesse dos alunos de forma a despertar neles a apreensão de conceitos e respetiva aplicabilidade prática. | |||
| Bibliografia: | |||
| 1. Bradley WG, Daroff RB, Fenichel GM, Jankovic J (2008). Neurology in Clinical Practice. 5th ed. Elsevier. 2. Brust CM (2007). Current Diagnosis &Treatment – Neurology. McGraw-Hill. 3. Fauci AS, Braunwald E, Kasper DL, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL, Loscalzo J (2008). Harrison’s Principles of Internal Medicine. 17th ed. McGraw Hill. 4. Lundy-Ekman L (2007). Neuroscience: Fundamentals for Rehabilitation. 3rd ed. Elsevier. 5. Nolte J (2009). The Human Brain. An Introduction to Its Functional Anatomy. Elsevier. 6. Ropper AH, Brown RH (2009). Adams and Victor’s Principles of Neurology, 9th ed. McGraw-Hill. 7. Sá MJ (2014). Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas. 2ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. | |||