Unidade Curricular:Código:
Cérebro e Linguagem898CLIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoDesenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Perturbações da Linguagem)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
Perceber os mecanismos funcionais implicados nas perturbações da linguagem
Conhecer as possibilidades de intervenção de reabilitação das patologias da linguagem
Conteúdos Programáticos:
Áreas e circuitos da linguagem; neuroimagiologia; perturbações do desenvolvimento da linguagem; avaliação e reabilitação cognitiva
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos focam os aspetos do funcionamento cerebral relevantes para se perceber o desenvolvimento da linguagem e as suas várias situações disfuncionais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
continua e presencial
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A apresentação dos temas é feita de acordo com a preparação prévia e o interesse dos alunos de forma a despertar neles a apreensão de conceitos e respetiva aplicabilidade prática.
Bibliografia:
1. Bradley WG, Daroff RB, Fenichel GM, Jankovic J (2008). Neurology in Clinical Practice. 5th ed. Elsevier.
2. Brust CM (2007). Current Diagnosis &Treatment – Neurology. McGraw-Hill.
3. Fauci AS, Braunwald E, Kasper DL, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL, Loscalzo J (2008). Harrison’s Principles of Internal Medicine. 17th ed. McGraw Hill.
4. Lundy-Ekman L (2007). Neuroscience: Fundamentals for Rehabilitation. 3rd ed. Elsevier.
5. Nolte J (2009). The Human Brain. An Introduction to Its Functional Anatomy. Elsevier.
6. Ropper AH, Brown RH (2009). Adams and Victor’s Principles of Neurology, 9th ed. McGraw-Hill.
7. Sá MJ (2014). Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas. 2ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa.
Docente (* Responsável):
Maria José Sá (mariajs@ufp.edu.pt)