| Unidade Curricular: | Código: | ||
| Cérebro e Linguagem | 897CLIN | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 1 | Doutoramento | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico) | 6 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Português | 78 | ||
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| Perceber os mecanismos funcionais implicados nas perturbações da linguagem Conhecer as possibilidades de intervenção de reabilitação das patologias da linguagem | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| Áreas e circuitos da linguagem; neuroimagiologia funcional; perturbações do desenvolvimento da linguagem; avaliação e reabilitação cognitiva | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| Os conteúdos focam os aspetos do funcionamento cerebral relevantes para se perceber o desenvolvimento da linguagem e as suas várias situações disfuncionais. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| Contínua e presencial | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| A apresentação dos temas é feita de acordo com a preparação prévia e o interesse dos alunos de forma a despertar neles a apreensão de conceitos e respetiva aplicabilidade prática. | |||
| Bibliografia: | |||
| 1. Sá MJ (2014). Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas. 2ª ed. Edições Universidade Fernando Pessoa. 2. Vanderah T. and Gould DJ (2015) Nolte's The Human Brain: An Introduction to its Functional Anatomy, 7th ed. Elsevier. 3. Ropper AH, Brown RH (2014). Adams and Victor’s Principles of Neurology, 10th ed. McGraw-Hill. 4. Artigos e demais material fornecido pela docente. | |||