Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomia Craniofacial | 1140ACRA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Odontopediatria | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O ensino/ aprendizagem de Anatomia e Histologia Humana é estrutural num curso da área médica, alicerce fundamental para uma melhor compreensão das Unidades Curriculares profissionalizantes. Fornece as bases do raciocínio médico, promotor do desenvolvimento de competências relacionadas com a observação, descrição e adopção de terminologia anatómica e médica conveniente. Esta Unidade Curricular tem por objetivo a transmissão e consequentemente a aquisição de conhecimentos sólidos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais. O aluno deverá ser capaz de pronunciar e definir os termos anatómicos e histológicos usados. Deverá ainda ser capaz de descrever, localizar e relacionar estruturas relacionadas com Anatomia de Cabeça e Pescoço & Histologia oral. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Anatomia e Histologia orientadas para a Clínica Odontopediátrica. Patologias do desenvolvimento facial e dentário: perspetiva molecular, micro, macro e clínica. Embriologia da face e crescimento crânio-facial. Odontogénese, amelogénese e odontogénese. Alterações mais comuns pré e pós-eruptivas na histologia do esmalte e dentina – impacto clínico. Morfologia dentária da dentição permanente e decídua Anatomia radiológica e determinação da idade dentária | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As aulas destinam-se a permitir aos alunos adquirir conhecimentos básicos no domínio da Anatomia de Cabeça e Pescoço e Histologia Oral para odontopediatras . Para a obtenção de conhecimentos sólidos e extensos de Anatomia e Histologia Humana e de acordo com os conteúdos programáticos entendeu-se ser mais eficiente iniciar o programa pela Introdução ao Estudo da Anatomia e Histologia Humana, passando pela interiorização de definições e conceitos estruturais para o cumprimento dos objetivos propostos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A componente teórica (CT) consiste em aulas expositivas de 120 minutos iniciadas por uma apresentação do sumário e finalizadas com uma síntese do tema e uma sessão de esclarecimento de dúvidas. Inclui ensino tutorial aberto à participação dos alunos e trabalho com modelos e exames complementares de diagnóstico. A avaliação é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula. Consiste ainda em momentos de avaliação escrita de conhecimentos. A nota final será nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos aprovam com classificação igual ou superior a 10 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A UC desenvolve os capítulos: Anatomia de cabeça e pescoço & Histologia Oral orientadas para odontopediatria. Nas sessões teóricas e teórico-práticas serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos os conceitos teóricos relevantes em sala de aula e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais será privilegiada. Na primeira aula será apresentado o guião das aulas teóricas com a planificação das aulas por semana, os objectivos gerais e específicos por aula e competências a adquirir. A organização geral da unidade curricular (distribuição de conteúdos programáticos, orientação pedagógica e monitorização de objetivos e qualidade ) é da responsabilidade da Prof. Doutora Augusta Silveira. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. A avaliação contínua terá em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno e a sua atitude em sala de aula. Consta ainda de momentos de avaliação escrita de conhecimentos. A nota final terá em conta todos os parâmetros de avaliação, e será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores. | |||
Bibliografia: | |||
Stranding, S. (2020). Gray’s Anatomy, 42 th edition , Elsevier. Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. (2019). Gray´s Anatomy for students, 4nd edition. Elsevier. Pina,J. A. E. (2017) Anatomia Humana Da Locomoção, 5ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda. Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2018) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 24th edition, Elsevier. Netter,F.H. (2018) Atlas of Human Anatomy , 7th edition, Elsevier. Vanputte, C.; Regan, J.; Russo, A.; Seeley, R. (2020) Seeley’s anatomy & phisiology. 12th edition, McGraw-Hill. Nanci, A. (2017) Ten Cate's Oral Histology - Development, Structure, and Function. 9th edition, Elsevier. Berkovitz, B., Holland, G.R. & Moxham, B.J. (2017). Oral Anatomy, Histology and Embryology. 5th edition, Elsevier. Sadler TW. (2018). Langman’s Medical Embryology. 14th edition, LWW. |