Unidade Curricular:Código:
Anatomia Craniofacial1140ACRA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoOdontopediatria2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
O ensino/ aprendizagem de Anatomia e Histologia Humana é estrutural num curso da área médica, alicerce fundamental para uma melhor compreensão das Unidades Curriculares profissionalizantes.
Fornece as bases do raciocínio médico, promotor do desenvolvimento de competências relacionadas com a observação, descrição e adopção de terminologia anatómica e médica conveniente.
Esta Unidade Curricular tem por objetivo a transmissão e consequentemente a aquisição de conhecimentos sólidos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais.

O aluno deverá ser capaz de pronunciar e definir os termos anatómicos e histológicos usados. Deverá ainda ser capaz de descrever, localizar e relacionar estruturas relacionadas com Anatomia de Cabeça e Pescoço & Histologia oral.
Conteúdos Programáticos:
Anatomia e Histologia orientadas para a Clínica Odontopediátrica.
Patologias do desenvolvimento facial e dentário: perspetiva molecular, micro, macro e clínica. Embriologia da face e crescimento crânio-facial. Odontogénese, amelogénese e odontogénese.
Alterações mais comuns pré e pós-eruptivas na histologia do esmalte e dentina – impacto clínico.
Morfologia dentária da dentição permanente e decídua
Anatomia radiológica e determinação da idade dentária
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As aulas destinam-se a permitir aos alunos adquirir conhecimentos básicos no domínio da Anatomia de Cabeça e Pescoço e Histologia Oral para odontopediatras . Para a obtenção de conhecimentos sólidos e extensos de Anatomia e Histologia Humana e de acordo com os conteúdos programáticos entendeu-se ser mais eficiente iniciar o programa pela Introdução ao Estudo da Anatomia e Histologia Humana, passando pela interiorização de definições e conceitos estruturais para o cumprimento dos objetivos propostos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A componente teórica (CT) consiste em aulas expositivas de 120 minutos iniciadas por uma apresentação do sumário e finalizadas com uma síntese do tema e uma sessão de esclarecimento de dúvidas. Inclui ensino tutorial aberto à participação dos alunos e trabalho com modelos e exames complementares de diagnóstico.
A avaliação é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula. Consiste ainda em momentos de avaliação escrita de conhecimentos.
A nota final será nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos aprovam com classificação igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A UC desenvolve os capítulos: Anatomia de cabeça e pescoço & Histologia Oral orientadas para odontopediatria. Nas sessões teóricas e teórico-práticas serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos os conceitos teóricos relevantes em sala de aula e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos através de aulas presenciais será privilegiada. Na primeira aula será apresentado o guião das aulas teóricas com a planificação das aulas por semana, os objectivos gerais e específicos por aula e competências a adquirir. A organização geral da unidade curricular (distribuição de conteúdos programáticos, orientação pedagógica e monitorização de objetivos e qualidade ) é da responsabilidade da Prof. Doutora Augusta Silveira. Serão realizadas reuniões periódicas com os docentes da componente prática de forma a acompanhar e promover a constante articulação entre as componentes. A avaliação contínua terá em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno e a sua atitude em sala de aula. Consta ainda de momentos de avaliação escrita de conhecimentos. A nota final terá em conta todos os parâmetros de avaliação, e será uma nota quantitativa de 0-20 valores. Os alunos são aprovados com classificação igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia:
Stranding, S. (2020). Gray’s Anatomy, 42 th edition , Elsevier.
Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. (2019). Gray´s Anatomy for students, 4nd edition. Elsevier.
Pina,J. A. E. (2017) Anatomia Humana Da Locomoção, 5ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda.
Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2018) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 24th edition, Elsevier.
Netter,F.H. (2018) Atlas of Human Anatomy , 7th edition, Elsevier.
Vanputte, C.; Regan, J.; Russo, A.; Seeley, R. (2020) Seeley’s anatomy & phisiology. 12th edition, McGraw-Hill.
Nanci, A. (2017) Ten Cate's Oral Histology - Development, Structure, and Function. 9th edition, Elsevier.
Berkovitz, B., Holland, G.R. & Moxham, B.J. (2017). Oral Anatomy, Histology and Embryology. 5th edition, Elsevier.
Sadler TW. (2018). Langman’s Medical Embryology. 14th edition, LWW.
Docente (* Responsável):
Augusta Silveira (augusta@ufp.edu.pt)
Inês Guimarães (inesg@ufp.edu.pt)
Teresa Sequeira (teresas@ufp.edu.pt)