Unidade Curricular: | Código: | ||
Prostodontia III | 842PRO3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo terapêutico do tratamento de um desdentado parcial e total deve ser prioritariamente o da manutenção e conservação das estruturas anatómicas remanescentes Ter sempre presentes os aspectos biológicos, colocando próteses que agridam o menos possível as estruturas anatómicas remanescentes, respeitando o principio biológico básico. Dar ênfase às técnicas de impressão, ao registo correcto da oclusão e ao traçado equilibrado e biológico de uma prótese. Encarar o ensino na óptica da reabilitação oral, cujo objectivo é o da obtenção de harmonia ocluso articular. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução à Prótese Fixa; Diagnóstico e Plano de Tratamento; Princípios do Preparo Dentário; Preparação dentária para Coroas Totais; Impressões e modelos de trabalho; Procedimentos de Laboratório em Prótese Fixa; Ligas metálicas em Prostodontia Fixa; Cerâmica em Prótese Fixa; Ligas Metálicas em Prótese Fixa; Restaurações Provisórias | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir ao aluno aplicar na componente clínica os conteúdos programáticos ministrados nas unidades curriculares de Prostodontia I e II. A componente teórica inicia o aluno no campo da Prostondontia Fixa e a componente pré-clinica/laboratorial permite que este aplique de forma simulada os princípios mecânicos e biológicos na elaboração de uma prótese fixa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O tipo de avaliação a realizar será contínua. A avaliação teórica será efetuada através de um teste de avaliação de conhecimentos. A classificação prática irá obedecer aos critérios estabelecidos e comunicados aos alunos em documento anexo a este programa. O coeficiente de ponderação para cada avaliação será o seguinte:- 1/2 para a avaliação teórica - 1/2 para a avaliação clínica A classificação mínima de aprovação na prova escrita será de 10 valores para aquisição das respectivas unidades curriculares. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. | |||
Bibliografia: | |||
1- Schillinburg H. et al. Princípios básicos en las preparaciones dentárias. Quintessence books 2000. 2- Schillinburg H. et al. Fundamentos essenciales en Protesis Fija. 3º ed. Quintessence books 2000. 3- Pegoraro L. F. Prótese Fixa. Série APCD. Artes médicas-divisão odontológica. 4- Chiche G. Prótesis fija estética en dientes anteriores. Ed. Masson 1998. 5- Craig R. Materiales de odontologia restauradora. 10ªed. Harcourt Brace 1998. 6- Santana Penín U. Restauración prostodóncica del complejo dentina-raíz. Quintesence books 1999 7- Artigos diversos a fornecer pelo docente responsável durante as aulas teóricas |