Unidade Curricular: | Código: | ||
Dentística I | 842DEN1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Dentística I visa: Revisão de conceitos acerca das principais patologias que afectam os tecidos dentários duros, por processos de desmineralização, por acção de condições ambientais, genéticas, ou de factores de risco associados aos indivíduos; Descrever e ilustrar os princípios de identificação e reacção do complexo dentinho-pulpar; Exemplificar e descrever os principais dispositivos médicos usados para detecção de lesões dos tecidos dentários duros, os usados na metodologia operatória para corte de esmalte e de dentina e ainda descrever os principais conceitos de base da dentistica quanto ao desenho cavitário e princípios gerais de preparação cavitária; Demostrar e desenvolver aptidões e competências na prática técnicas operatórias/cirúrgicas com base nos princípios gerais de preparação cavitária das coroas anatómicas dentárias. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Considerações gerais e Fundamentos de dentística; Princípios fundamentais do preparo cavitário; Dispositivos Médicos: Instrumental e turbinas; Isolamento do campo operatório; Diagnóstico de cárie dentária; ICDAS; CPOD; Lesões químico-mecânicas dos dentes; Desgaste Dentário; BEWE; Complexo dentina e polpa; Alterações do desenvolvimento dentário; Técnica dos preparos cavitários para amálgama e resinas compostas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Teórica (T: 1hora por semana): Considerações gerais; Fundamentos de dentística; Diagnóstico de cárie dentária;ICDAS; Lesões físicas, químico-mecânicas dos dentes; BEWE; Complexo dentina-polpa; Alterações do desenvolvimento dentário. Teórico-prática (TP: 1 hora por semana) + Orientação Tutorial (8 horas) + Outras (8 horas): Nomenclatura e classificação das cavidades; Princípios gerais do preparo cavitário; Dispositivos médicos: Instrumental e equipe. Isolamento do campo operatório. Prática Laboratorial (PL: 2 horas por semana): Técnicas dos preparos cavitários para amálgama e resinas compostas: Classes I, II, III, IV, V, VI. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A distribuição total de créditos atribuídos é de 5 ECTS. A avaliação resulta da ponderação de 50% da componente (T) teórica,de 20% das componentes teórico-prática (TP) e de 30% da prática laboratorial (PL). O regime de avaliação compreende: na componente (T) uma prova escrita; Na TP, uma prova escrita acerca dos conteúdos abordados; na componente PL, duas provas práticas de desenho e preparação de cavidades em dentes frasaco. A classificação mínima de aprovação nas provas escritas e práticas será de 10 valores. A não obtenção de classificação mínima de 10 valores na componente teórica e teórico-prática (T+TP) remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico. O regime de assistência às aulas é o adoptado no Regulamento Pedagógico da Universidade, em vigor. Para obter a creditação desta unidade curricular o aluno terá de garantir a obtenção dos 5 ECTS previstos no sistema de avaliação descrito. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A temática de Dentística I pretende dotar o aluno do conhecimento de meios que possibilitam o diagnóstico de cárie e o diagnóstico de outras patologias que afectam os tecidos dentários duros, tais como patologias químico-mecânicas de origem não bacteriana que geram perdas e desgaste de esmalte e dentina, anomalias dentárias do desenvolvimento (forma, número, tamanho) e anomalias hereditárias e adquiridas que promovem alterações estruturais do esmalte e dentina. Pretende ainda descrever o complexo-dentino pulpar, como parte integrante da coroa dentária afectada em sinais e sintomas, pelas desordens dos tecidos dentários duros. Na tipologia teórica (T) predominam os métodos expositivos e participativos. Nas aulas teórico-prática (TP) predomina o método expositivo, ilustrativo e participativo quanto à descrição principal dos princípios gerais do preparo cavitário, Instrumentos de corte rotativo e dispositivos médicos usados no diagnóstico de lesões coronais, e técnicas de isolamento campo operatório, com a finalidade de dotar os alunos para capacidades de utilização de instrumentos e técnicas operatória. Nas aulas prática laboratoriais (PL) predomina o método demonstrativo quanto à técnica operatória de elaboração de preparações cavitárias, para possibilitar o aluno no desenvolvimento de competências técnicas, quanto ao corte e desenho cavitário segundo os princípios fundamentais de Black. Na componente prática laboratorial, o aluno deverá desenvolver competências técnicas para realizar preparos cavitários de classe I, II, III, IV, V e VI em dentes de frasaco, com recurso a instrumentos de corte rotativos e manuais, para treino e análise da destreza manual. As orientações tutoriais (OT; 8 horas) constam de sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias; desenvolver métodos de pesquisa científica; organizar leituras; aprofundar capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos no âmbito dos conteúdos programáticos da dentística I. As outras (O; 8 horas) sessões possibilitam ao aluno identificar e usar corretamente dispositivos médicos (turbinas, instrumentos) e recursos didáticos com aplicabilidade prática no âmbito da unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
BARATIERI et al. Dentística. Procedimentos preventivos e restauradores. Quintessence, 2000. NETTO G. et al. Dentística Restauradora. Diagnóstico, prevenção, protecção da polpa, hiperssensibilidade dentinária, adesão. Santos Livraria Editora, 2003. MONDELLI et al. Dentística. Procedimentos pré-clínicos. Editorial Premier, 1ª ed, 2002. STURDEVANT et al. Arte y ciencia operatoria dental. Mosby, 3ª ed, 1996. REID/ CALLIS/ PATTERSON. Rubber dam in clinical practice. Quintessence Books, 1990. SAPP, J.P., EVERSOLE, L.R., WYSOCHI, G.P. Patologia oral e maxilofacial contemporânea. Lusociência, 1999. Realites Cliniques vol. 10 nº 4 1999. P. Andersen et al. A European Core Curriculum in Cariology: the knowledge base. Eur J Dent Educ 15 (Suppl. 1) (2011) 18–22. “European Core Curriculum in Cariology for undergraduate dental students”. Artigos científicos no âmbito da temática da Unidade Curricular | |||
Docente (* Responsável): | |||
Lígia Silva (ligia@ufp.edu.pt) Liliana Teixeira (lilianat@ufp.edu.pt) |