Unidade Curricular: | Código: | ||
Clínica Integrada de Pacientes Especiais | 842CIPE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta disciplina destina-se a dotar os alunos de medicina dentária de competências que assegurem cuidados proficientes a doentes com síndromas, deficiências ou patologias que determinam risco especial os ou impeçam de colaborar nos tratamentos dentários convencionais | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Definição de doente com necessidades especiais Importância da História Clínica Características das consultas a doentes com necessidades especiais O plano de cuidados Doente com défices neurológicos e cognitivos Doente com patologia: respiratória, cardíaca, digestiva, renal, imunológica, hematológica e oncológica. O doente diabético O doente idoso Complicações da cirurgia oncológica, da radioterapia e da quimioterapia na cavidade oral A grávida Suporte básico de vida e recursos necessários no consultório médico-dentário | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com a aprendizagem e discussão dos temas incluídos nos Conteúdos Programáticos, os alunos deverão saber atuar de forma adequada perante doentes com défices e/ou patologias associadas que obriguem a cuidados especiais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A Unidade Curricular possui uma componente teórica (CT) e uma componente prática (CP). Na CT são utilizados métodos expositivos, interrogativos e demonstrativos, sobre os tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A orientação do estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada é igualmente disponibilizada ao aluno. A CP constará de sessões práticas na Clínica de Medicina Dentária da FCS- UFP. O regime de avaliação é de avaliação contínua. Na CT será realizado um teste escrito e na CP os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho prático. O aluno será declarado aprovado a cada componente se obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores. A classificação final resulta da ponderação de 50% para cada uma das componentes | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino empregues, incluem desde o estudo de manuais teóricos à transmissão de experiências pessoais e profissionais, passando pela discussão de conhecimentos em aula, baseada em “questões problema” e discussão de casos clínicos. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático | |||
Bibliografia: | |||
HARRISON’S Principles of Internal Medicine 19 Ed. Santos LL e Teixeira LM. Oncologia Oral. Lidel Harrison's Principles of Internal Medicine, Twenty-First Edition (Vol.1 & Vol.2) 21st Edition |