Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada de Odontopediatria II842CIO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão adquirir um conhecimento teórico sólido de temas avançados de Odontopediatria. Com base nos conhecimentos teóricos previamente adquiridos, os alunos deverão incorporar novos conhecimentos relativos a temas relacionados com patologias não tão frequentes.
Dotar os alunos com os conhecimentos básicos sobre a etiologia de anomalias craniofaciais e anomalias dos maxilares (factores sistémicos e locais) e a capacidade de distinguir o normal da alteração, adoptando atitudes terapêuticas oportunas e adequadas.
Utilização de exames subsidiários no diagnóstico ortodôntico (radiografias e modelos), instituição de planos de tratamento, selecção de meios terapêuticos e prognóstico.
Os alunos deverão desenvolver a capacidade de realizar diagnósticos corretos e efectuar atos clínicos básicos e avançados em pacientes infantis, com supervisão docente.
Conteúdos Programáticos:
- Análise geométrica individualizada da harmonia facial – AGIHF
- Discrepância exame clínico e cefalometria
- Origem dos erros nas cefalometrias: Erros cometidos pelo agente medidor e Erro de diagnóstico relativo ao método
- Erros de diagnóstico: Condicionantes especificas, Condicionantes genéricas
- Análise Geométrica Individualizada da Harmonia Facial
- Atendimento transdisciplinar de crianças com fenda lábio-palatina.
- Bruxismo em Odontopediatria.
- Consulta do bebé.
- Alimentação e nutrição: a sua importância em Odontopediatria.
- Hábitos nocivos de sucção não nutritiva.
- Tratamento de maloclusão na infância.
- Anquilose de dentes temporários: do diagnóstico ao tratamento.
- Terapia miofuncional.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa contém a informação que integra o sistema estomatognático no todo orgânico na perspectiva da incidência de anomalias dento-maxilo-faciais e os seus métodos de acção, assim como a aquisição de conhecimentos e protocolos para o diagnóstico completo integrado e entendimento das condições existentes no paciente, que guiem as atitudes clínicas e terapêuticas mais ajustadas a cada paciente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular estará dividida nas componentes Teórica (15h) Prática Laboratorial (60h) Orientação Tutorial (7,5 h) e Outra (7,5h). A Teórica consiste na apresentação de casos clínicos, discussão e esclarecimento de dúvidas. Na componente Prática Laboratorial será realizado o atendimento clínico de pacientes pediátricos para realização de diagnóstico, elaboração de um plano de tratamento integral e discussão com os docentes e realização dos tratamentos básicos e avançados necessários. Serão também realizadas atividades de diagnóstico ortodôntico.
A avaliação será efectuada nas componentes Teórica e Prática Laboratorial, com um peso de 50% cada componente. Na componente Teórica serão realizados testes. A avaliação na componente Prática Laboratorial será contínua. A aprovação desta unidade curricular atribui 6 ECTS, sendo obrigatória a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes avaliadas. O regime de assistência às aulas reporta ao regulamento pedagógico em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular, através das componentes Teórica e Prática Laboratorial, os alunos adquirem a informação essencial para serem guiados na observação clínica de crianças, efectuarem o diagnóstico clínico, requerer meios complementares de diagnóstico quando conveniente, efectuarem um diagnóstico completo integrado e aplicar o tratamento adequado aos desvios das situações de normalidade, no seu âmbito de acção. Serão realizados atos clínicos básicos e avançados, com supervisão docente. A avaliação contínua permite que o aluno tenha conhecimento da progressão das suas aptidões e competências nas diversas componentes. Nas componentes Orientação Tutorial e Outra serão desenvolvidas actividades que permitam aos alunos melhorar a utilização de instrumental clinico através de sessões de esclarecimento.
Bibliografia:
- Análise Geométrica: Manual da técnica e método de traçado
Carlos A. Silva (2005)
- Barbería E., Boj J.R., Catalá M., García C., Mendoza A. (1995). Odontopediatría. Masson.
Jeffrey A., David R.A., Ralph E. M. (2010). McDonald and Avery Dentistry for the Child and Adolescent. Mosby.
- Barbería E. (2014). Atlas de Odontologia infantil para pediatras y odontólogos. (2ª edição). Ripano.
Docente (* Responsável):
Cristina Silva (cristinalsilva@ufp.edu.pt)
Maria Queirós (mqueiros@ufp.edu.pt)
Rita Rodrigues (cmendes@ufp.edu.pt)
Susana Machado da Silva (susanapsilva@ufp.edu.pt)
Viviana Macho (vmacho@ufp.edu.pt)