Unidade Curricular: | Código: | ||
Cirurgia Geral e Anestesiologia | 842CGA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Cirurgia Geral e Anestesiologia, tem como objectivo ensinar a abordagem do doente do foro cirúrgico na sua globalidade. Assim, pretende-se fornecer aos alunos as bases para uma correcta avaliação dos doentes, para que possam prever as possibilidades de êxito do tratamento a ser instituído; prevenir a interferência de doenças pré-existentes com o tratamento a efectuar. Pretende-se também ensinar-lhes a técnica anestésica e cirúrgica, desde a assepsia, aos gestos básicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- Abordagem do doente cirúrgico 2- Patologia do esófago 3- Patologia gastro-duodenal 4- Patologia hepato-biliopancreatica 5- Patologia colo-rectal e proctológica 6- Hemorragias digestivas 7- Traumatismos abdominais 8- Abdómen agudo 9- Feridas 10- Materiais de sutura 11- Infecções em cirurgia 12- Anestesia - conceitos gerais 13- Dor 14- Anestesia local 15- Anestesia geral | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos temas das patologias cirúrgicas e fundamentos e técnicas anestésicas, contando com informação teórico e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como imagens e vídeos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da unidade curricular. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas e teórico-práticas. A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point e apresentação de vídeos. Serão realizados testes teóricos e testes teórico-práticos , ao longo do semestre, envolvendo o conteúdo programático lecionado, cuja média final será construída com a participação de 70% da componente teórica e 30% da componente teórico-prática. Na componente prática, para além de teste, os alunos poderão ser mandados apresentar trabalho/com indicado pelo docent e/ou executar gestos técnicos. O aluno é considerado "Aprovado" com classificação igual ou superior a 10 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina. | |||
Bibliografia: | |||
CIRÚRGIA – Patologia e Clínica C. Alves Pereira Mc Graw Hill • PRINCIPLES OF INTERNAL MEDICINE Harrison´s Mc Graw Hill • PRINCIPLES OF SURGERY Schwartz Mc Graw Hill • GASTROENTEROLOGY Henry L. Bockus Saunders • MAINGOT´S ABDOMINAL OPERATIONS Seymour I. Schwartz; Harold Ellis Appleton Century Crofts | |||
Docente (* Responsável): | |||
Diana Leite (dianaleite@ufp.edu.pt) João Gião (jgiao@ufp.edu.pt) Jorge Maciel (jpmaciel@ufp.edu.pt) |