Unidade Curricular: | Código: | ||
Semiótica Médica | 247SMED | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Ensino dos termos médicos. Do fluxograma de diagnóstico dos diversos sistemas e do tipo de diagnósticos para cada patologia. Sua relação com a patologia oral. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Anatomia, fisiologia e fisiopatologia rudimentar dos diversos sistemas, pulmonar, circulatório, cardíaco, digestivo, renal, urogenital, endócrino e neurológico. Enumeração e explicação com base nos conhecimentos antes referidos dos diferentes sintomas e sinais para cada sistemas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conteudo programático desta disciplina pretende disponibilizar conhecimentos que permitam utilizá-los pelos discentes na sua futura atividade profissional | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
testes escritos na componente teórica que determinará cerca de 60% da nota fnal e avaliação contínua na correspondente prática com discussão e apresentação de casos clínicos que terão uma avaliação de cerca de 20% assim como as discussões de casos apresentados em seminários que terão uma ponderação de cerca de 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Utilizando uma metodologia assente numa aprendizagem prática e uma avaliação contínua dos conhecimentos, os alunos ficam aptos a aplicar esses conhecimentos da sua futura atividade profisional | |||
Bibliografia: | |||
. Carneiro, A. (2001). Técnicas Médicas Essenciais. Edições Lidel. 2. Cline, D. (2000). Emergências Médicas. McGrawHill. 3. European Ressuscitation Council (2006). Basic Life Support & Automated external Desfibrillation. 2ª Edição. 4. Harrison (2006). Medicina Interna. McGrawHill, 16ª Edição, México. 5. Serra, L. (2001). Critérios Fundamentais em Fracturas e Ortopedia. Edições Lidel, 2ª Edição, Lisboa. 6. Disponível em rede [www.erc.edu]. 7. Material fornecido pelos docentes. |