Unidade Curricular:Código:
Semiótica Médica247SMED
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
Ensino dos termos médicos.
Do fluxograma de diagnóstico dos diversos sistemas e do tipo de diagnósticos para cada patologia.
Sua relação com a patologia oral.
Conteúdos Programáticos:
Anatomia, fisiologia e fisiopatologia rudimentar dos diversos sistemas, pulmonar, circulatório, cardíaco, digestivo, renal, urogenital, endócrino e neurológico.
Enumeração e explicação com base nos conhecimentos antes referidos dos diferentes sintomas e sinais para cada sistemas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteudo programático desta disciplina pretende disponibilizar conhecimentos que permitam utilizá-los pelos discentes na sua futura atividade profissional
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
testes escritos na componente teórica que determinará cerca de 60% da nota fnal e avaliação contínua na correspondente prática com discussão e apresentação de casos clínicos que terão uma avaliação de cerca de 20% assim como as discussões de casos apresentados em seminários que terão uma ponderação de cerca de 20%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Utilizando uma metodologia assente numa aprendizagem prática e uma avaliação contínua dos conhecimentos, os alunos ficam aptos a aplicar esses conhecimentos da sua futura atividade profisional
Bibliografia:
. Carneiro, A. (2001). Técnicas Médicas Essenciais. Edições Lidel.
2. Cline, D. (2000). Emergências Médicas. McGrawHill.
3. European Ressuscitation Council (2006). Basic Life Support & Automated external Desfibrillation. 2ª Edição.
4. Harrison (2006). Medicina Interna. McGrawHill, 16ª Edição, México.
5. Serra, L. (2001). Critérios Fundamentais em Fracturas e Ortopedia. Edições Lidel, 2ª Edição, Lisboa.
6. Disponível em rede [www.erc.edu].
7. Material fornecido pelos docentes.