Unidade Curricular:Código:
Prostodontia II842PRO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Com esta unidade curricular, pretende-se que os alunos consolidem os conhecimentos de Prostodontia Removível, adquiridos na disciplina de Prostodontia I e, ao mesmo tempo, novos conhecimentos que lhes permitam usar na sua prática clínica a aprendizagem, adquirida. O objectivo desta disciplina é assim permitir aos alunos a prática clinica, na confecção de Prótese Parcial Removível (PPR) e Prótese Total Removível (PTR), através da aquisição de conhecimentos para o Diagnóstico e Plano de Tratamento para uma Reabilitação Removível, assim como, interpretar e aplicar os protocolos de atendimento clínico.
Conteúdos Programáticos:
Teóricas
Relações com o Laboratório e sequência de provas em Prótese removível
Suporte de base de Prótese
Suporte para uma base protética de extremo livre
Prótese imediata-Protocolo clínico
Rebasamentos- Indicações dos rebasamentos
Consertos, assistência e manutenção de PR
Eixo rotacional em PPR
Estética em PPR
Sobredentadura dentosuportada
Problemas pós – inserção de PR
Síndrome Kelly - Caracteristicas, Causas, Tratamento , Prevenção
Problemas ao nível de conforto, função, estética, fonética em prótese total
Lesões causadas pelo uso de PPR
Bruxismo
A prótese removível como co-adjuvante na reabiltação oclusal de pacientes com atrição patológica
Apresentação de casos Clínicos
Componente PL (clínica):
Exame e ficha clínica
Protocolos clínicos de PPR
Protocolo clínico na confecção de PPR ePT
Materiais utilizados em clínica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular relacionados com a reabilitação oral com prótese removível, tem como objectivo permitir que o aluno desenvolva tratamentos reabilitadores em pacientes, iniciando com casos clínicos de baixa complexidade e simultaneamente à aquisição teórica de novos conhecimentos, resolva situações mais complexas de desdentados totais ou mesmo parciais. Estes casos relacionados com particularidades anatómicas da cavidade oral ou mesmo o desenvolvimento de síndromas levam a alteração de protocolos de execução na tentativa de reabilitar situações limites.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino teórico (T), complementado por prática laboratorial (PL) em execução clínica e apoiada por ensino tutorial (OT) e por outras actividades (O) entre elas a discussão de situações clínicas.

A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 50% da componente teórica e de 50% da componente prática laboratorial (clínica) e será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor.
A classificação mínima de aprovação é de 10 valores em cada uma das componentes definidas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas (T) têm como objectivo a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos relativos a situações clínicas particulares e de complexidade mais elevada. Simultaneamente a consolidação dos conhecimentos adquiridos anteriormente, que permitem a resolução de situações clínicas a executar nas aulas de (PL) em clínica com o atendimento de pacientes. As tipologias (O) e (OT) contemplam a realização de trabalhos laboratoriais e a discussão de casos clínicos a realizar pelos alunos.
Bibliografia:
Carr AB, McGivney GP, Brown DT. McCracken's Removable Partial Prosthodontics, 11 th ed. Michigan: Elsevier Mosby; 2005.
Zarb GA, Bolender C. Prosthodontic Treatment for Edentulous Patients, 12th ed. St. Louis: Mosby; 2004.
Davenport JC, Basker RM, Heath JR. A clinical guide to removable partial denture design (BDJ books). London: BDA; 2000.
Davenport JC, Basker RM, Heath JR, Talph JP, Glantz PO. A clinical guide to removable partial dentures (BDJ books). London: BDA; 2000.
Jagger D, Harrison A. Complete dentures: problem solving (BDJ books). London: BDA; 1999.
McCord JF, Grant AA. A clinical guide to complete dental prosthetics BDJ books). London: BDA; 2000.
Docente (* Responsável):
Cláudia Barbosa (cbarbosa@ufp.edu.pt)
Liliana Costa (lilianac@ufp.edu.pt)