Unidade Curricular: | Código: | ||
Prostodontia II | 841PRO2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Com esta unidade curricular, pretende-se que os alunos consolidem os conhecimentos de Prostodontia Removível, adquiridos na disciplina de Prostodontia I e, ao mesmo tempo, novos conhecimentos que lhes permitam usar na sua prática clínica a aprendizagem, adquirida. O objectivo desta disciplina é assim permitir aos alunos a prática clinica, na confecção de Prótese Parcial Removível (PPR) e Prótese Total Removível (PTR), através da aquisição de conhecimentos para o Diagnóstico e Plano de Tratamento para uma Reabilitação Removível, assim como, interpretar e aplicar os protocolos de atendimento clínico. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Componente Teóricas Relações com o Laboratório e com o técnico de prótese- Funções legais de cada profissional Suporte para uma base protética de extremo livre Prótese imediata-Protocolo clínico Rebasamentos- Indicações dos rebasamentos Consertos, assistência e manutenção de PR Eixo rotacional em PPR Estética em PPR Sobredentadura dentosuportada Síndrome Kelly - Caracteristicas, Causas, Tratamento , Prevenção Problemas pós-inserção ao nível de conforto, função, estética, fonética em prótese total Lesões causadas pelo uso de PPR Apresentação de casos Clínicos Componente PL (clínica): Exame e ficha clínica Protocolos clínicos de PPR Protocolo clínico na confecção de PPR ePT Materiais utilizados em clínica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular relacionados com a reabilitação oral com prótese removível, tem como objectivo permitir que o aluno desenvolva tratamentos reabilitadores em pacientes, iniciando com casos clínicos de baixa complexidade e simultaneamente à aquisição teórica de novos conhecimentos, resolva situações mais complexas de desdentados totais ou mesmo parciais. Estes casos relacionados com particularidades anatómicas da cavidade oral ou mesmo o desenvolvimento de síndromas levam a alteração de protocolos de execução na tentativa de reabilitar situações limites. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino teórico (T), complementado por prática laboratorial (PL) em execução pré-clínica/clínica de iniciação e apoiada por ensino tutorial (OT) e por outras actividades (O) entre elas a discussão de casos clínicos. A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 50% da componente teórica e de 50% da componente prática laboratorial e será efectuada de acordo com os parâmetros definidos na Normativa Académica A classificação mínima de aprovação é de 10 valores em cada uma das componentes definidas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas (T) têm como objectivo a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos relativos a situações clínicas particulares e de complexidade mais elevada. Simultaneamente a consolidação dos conhecimentos adquiridos anteriormente, que permitem a resolução de situações clínicas. Serão ministrados conhecimentos de prática laboratorial (PL) dos trabalhos a realizar em clínica como preparação prévia às aulas em clínica de atendimento de pacientes. As tipologias (O) e (OT) contemplam a realização de trabalhos laboratoriais e a discussão de casos clínicos a realizar pelos alunos. | |||
Bibliografia: | |||
Carr AB, McGivney GP, Brown DT (2016). McCracken's Removable Partial Prosthodontics, 13 th ed. Michigan: Elsevier. Zarb GA, Hobkirk J , et al. (2013). Treatment for Edentulous Patients Boucher’s;13th ed. Michigan: Mosby. Davenport JC, Basker RM, Heath JR (2000). A clinical guide to removable partial denture design (BDJ books). London: BDA. Davenport JC, Basker RM, Heath JR, Talph JP, Glantz PO (2000). A clinical guide to removable partial dentures (BDJ books). London: BDA. Jagger D, Harrison A (1999). Complete dentures: problem solving (BDJ books). London: BDA. McCord JF, Grant AA (2000) . A clinical guide to complete dental prosthetics (BDJ books). London: BDA. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Artur Miler (amiler@ufp.edu.pt) Filipe Martins (famartins@ufp.edu.pt) Henrique Borges (hborges@ufp.edu.pt) Joana Lameiro (jlameiro@ufp.edu.pt) Joana Sardinha (jsardinha@ufp.edu.pt) Jorge Augusto Pereira (jorgepereira@ufp.edu.pt) Sandra Gavinha (sgavinha@ufp.edu.pt) Tânia Maia Soares (tsoares@ufp.edu.pt) Tiago Martins (tjmartins@ufp.edu.pt) |