Unidade Curricular:Código:
Prostodontia II841PRO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Com esta unidade curricular, pretende-se que os alunos consolidem os conhecimentos de Prostodontia Removível, adquiridos na disciplina de Prostodontia I e, ao mesmo tempo, novos conhecimentos que lhes permitam usar na sua prática clínica a aprendizagem, adquirida. O objectivo desta disciplina é assim permitir aos alunos a prática clinica, na confecção de Prótese Parcial Removível (PPR) e Prótese Total Removível (PTR), através da aquisição de conhecimentos para o Diagnóstico e Plano de Tratamento para uma Reabilitação Removível, assim como, interpretar e aplicar os protocolos de atendimento clínico.
Conteúdos Programáticos:
Componente Teóricas
Relações com o Laboratório e sequência de provas em Prótese removível
Suporte para uma base protética de extremo livre
Prótese imediata-Protocolo clínico
Rebasamentos- Indicações dos rebasamentos
Consertos, assistência e manutenção de PR
Eixo rotacional em PPR
Estética em PPR
Sobredentadura dentosuportada
Síndrome Kelly - Caracteristicas, Causas, Tratamento , Prevenção
Problemas pós-inserção ao nível de conforto, função, estética, fonética em prótese total
Lesões causadas pelo uso de PPR
Apresentação de casos Clínicos
Componente PL (clínica):
Exame e ficha clínica
Protocolos clínicos de PPR
Protocolo clínico na confecção de PPR ePT
Materiais utilizados em clínica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular relacionados com a reabilitação oral com prótese removível, tem como objectivo permitir que o aluno desenvolva tratamentos reabilitadores em pacientes, iniciando com casos clínicos de baixa complexidade e simultaneamente à aquisição teórica de novos conhecimentos, resolva situações mais complexas de desdentados totais ou mesmo parciais. Estes casos relacionados com particularidades anatómicas da cavidade oral ou mesmo o desenvolvimento de síndromas levam a alteração de protocolos de execução na tentativa de reabilitar situações limites.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino teórico (T), complementado por prática laboratorial (PL) em execução pré-clínica/clínica de iniciação e apoiada por ensino tutorial (OT) e por outras actividades (O) entre elas a discussão de casos clínicos.

A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 50% da componente teórica e de 50% da componente prática laboratorial e será efectuada de acordo com os parâmetros definidos na Normativa Académica
A classificação mínima de aprovação é de 10 valores em cada uma das componentes definidas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas (T) têm como objectivo a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos relativos a situações clínicas particulares e de complexidade mais elevada. Simultaneamente a consolidação dos conhecimentos adquiridos anteriormente, que permitem a resolução de situações clínicas. Serão ministrados conhecimentos de prática laboratorial (PL) dos trabalhos a realizar em clínica como preparação prévia às aulas em clínica de atendimento de pacientes. As tipologias (O) e (OT) contemplam a realização de trabalhos laboratoriais e a discussão de casos clínicos a realizar pelos alunos.
Bibliografia:
Carr AB, McGivney GP, Brown DT (2012). McCracken's Removable Partial Prosthodontics, 12 th ed. Michigan: Elsevier Mosby.
Zarb GA, Hobkirk J , et al. (2013). Treatment for Edentulous Patients Boucher’s;13th ed. Michigan: Mosby.
Davenport JC, Basker RM, Heath JR (2000). A clinical guide to removable partial denture design (BDJ books). London: BDA.
Davenport JC, Basker RM, Heath JR, Talph JP, Glantz PO (2000). A clinical guide to removable partial dentures (BDJ books). London: BDA.
Jagger D, Harrison A (1999). Complete dentures: problem solving (BDJ books). London: BDA.
McCord JF, Grant AA (2000) . A clinical guide to complete dental prosthetics (BDJ books). London: BDA.