Unidade Curricular:Código:
Prostodontia I842PRO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O conteúdo programático desta unidade curricular foi elaborado de modo a transmitir conhecimentos de prostodontia removível obedecendo a cinco aspectos fundamentais da reabilitação oral: respeito pelos aspectos biológicos no processo de reabilitação, construção de próteses que agridam o menos possível as estruturas anatómicas remanescentes; enfase às técnicas de impressão, ao registo correcto da oclusão e ao traçado equilibrado e biológico de uma prótese; obtenção da harmonia ocluso-articular; realce do êxito a longo prazo que está condicionado pela instrução e motivação do paciente.
Conteúdos Programáticos:
Tipos e funções das próteses removíveis
Prótese de suporte exclusivamente mucoso
Prótese esquelética
Prótese profilática
Funções da PPR
Conceitos actuais
Classificação das desdentações
Componentes da Prótese
Princípios básicos do PPR esquelética
Desenho em PPR
Sequência do desenho
Paralelómetro
Preparação da Boca
Extremo livre
Desenho de extremo livre
RMM e Montagem em articulador em Prótese Parcial R emovível - (PPR)
Restabelecimento de uma oclusão equilibrada num paciente parcialmente desdentado
RMM e Montagem em articulador em Total
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O respeito pelos aspectos biológicos no processo de reabilitação e a construção de próteses que agridam o menos possível as estruturas anatómicas remanescentes, estão relacionados com o conhecimento dos tipos de próteses, tipos de desdentações e indicações do desenho em cada uma das situações clínicas apresentadas. O uso de instrumentos como o paralelómetro para a sistemática da reabilitação protética e o perfeito conhecimento de uma oclusão equilibrada, numa reabilitação, permitem ao aluno os conhecimentos necessários para o início do trabalho clínico na área da reabilitação oral com prótese removível.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino teórico (T), complementado por prática laboratorial (PL) e apoiada por ensino tutorial (OT) e outros (O), tarefas adicionais.

A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 80% da componente teórica e de 20% da componente prática laboratorial e será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor (normativa académica).
A classificação mínima de aprovação é de 10 valores em cada uma das componentes letivas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A componente teórica permite a aquisição dos fundamentos básicos para o planeamento protético e ao mesmo tempo permite que o aluno, na componente laboratorial, execute fases laboratoriais inerentes à construção de uma prótese. Deste modo e tendo como base os fundamentos teóricos, a obtenção de conhecimentos é adquirida de forma sistematizada e integrada, sendo estes aspectos as bases fundamentais do planeamento em reabilitação.
Bibliografia:
Removable Partial Prosthodontics;McCracken. Glen P.McGivney; Alan B. Carr; 12ª th ed; 2005 Mosby
Protesis Parcial Removible; David Loza Fernandes;Act. Médico Odontol CA
Prótesis Dental I; Guía de Práticas;Ediciones Universitat de Barcelona
Treatment for Edentulous Patients; Zarb G., Bolender C. Prosthodontic;12th ed.(2004) Mosby . USA
The Journal of Prosthetic Dentistry;
The International Journal of Prosthodontics .
Treatment for Edentulous Patients Boucher’s; Prosthodontic. 11th ed. (1997 )Mosby . USA
The Complete Denture : A Clinical Pathway; MacEntee M ;Quintessence Publishing Co. USA
Docente (* Responsável):
Liliana Costa (lilianac@ufp.edu.pt)
Sandra Gavinha (sgavinha@ufp.edu.pt)