Unidade Curricular:Código:
Projecto de Pós-Graduação/Dissertação300PPG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular assenta no pilar fundamental da Investigação e Desenvolvimento (I&D) – como Metodologia de Investigação Científica. Pretende-se dotar os futuros médicos dentistas dos fundamentos essenciais da investigação para que, mesmo não a exercendo como principal actividade, tenham sobre esta um espírito entusiasta, aliado a competências críticas, face à evolução dos conhecimentos técnico-científicos.
Esta disciplina pretende reforçar os conhecimentos para a participação e realização de projectos de investigação, assim como de divulgação de informação científica.
Conteúdos Programáticos:
Metodologia de Investigação; O problema e objectivos da investigação; Pesquisa bibliográfica; Investigação Qualitativa; Hipóteses e variáveis; O desenho da investigação (tipos de estudos); Técnicas de recolha de dados; Redacção e apresentação de investigação; Metodologia básica de análise de dados e da sua interpretação; Medicina oral baseada evidência; Sistemas de apoio à investigação; Princípios bioéticos em investigação clínica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos seleccionados são os necessários para realizar uma investigação cientifica e/ou produzir uma tese de mestrado.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação com 1 teste + dissertação e defesa pública. A avaliação final desta unidade curricular será expressa através de uma classificação na escala numérica inteira de 0 a 20 com a ponderação de 30% para o teste e 70% para a apresentação de defesa pública do PPG.
A falta de comparência a uma prova de avaliação implica a classificação de zero para efeitos de cálculo da classificação final e a não atribuição dos ECTS da unidade curricular. A percentagem mínima de frequência nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas desta unidade curricular é a mínima exigida segundo o regime das horas de contacto de ensino que constam do Regulamento Pedagógico em vigor na UFP. A data do teste de avaliação será marcada no início do semestre.
Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 9,5 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aulas privilegiam os métodos activos e participativos, com vista a uma aplicação prática crítica dos conteúdos abordados nas aulas. Esta aplicação será observada na produção de uma tese e sua apresentação pública.
Bibliografia:
[1] Josep M. Ramon Torrell. Métodos de Investigación en Odontologia. Elsevier-Masson, Barcelona, 2000. ISBN 844580988-1.
[2] Manuela Hill e Andrew Hill. Investigação por questionário. Sílabo, 2ª ed., Lisboa, 2002. ISBN 972-618-273-5.
[3] A. Gouveia de Oliveira. Bioestatistica, Epidemiologia e Investigação. LIDEL, Lisboa, 2009. ISBN 978-972-757-558-9
[4] Emmanuel Lesaffre e Jocelyne Feine. Statistical and methodological aspects of oral health research. John Wiley & Sons, Chichester, 2009. ISBN 978-0-470-51792-5
[5] UFP. Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos. http://www.ufp.pt/images/stories/aurea/Manual%20Estilo%20Elaboração%20trabalhos%20científicos.pdf [consultado em 12/09/09]