Unidade Curricular:Código:
Patologia Geral841PATG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Procura-se proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das relações dinâmicas dessa resposta do organismo aos diversos mecanismos de agressão celular com os aspectos clínicos e o desenvolvimento do raciocínio clínico para compreender conceitos fundamentais na área de Medicina Dentária
Conteúdos Programáticos:
Introdução ao estudo da Patologia. Patologias do sistema cardiovascular. Patologias hematológicas e imunológicas. Gastroenterologia e patologias hepáticas. Patologias respiratórias. Distúrbios endócrinos e metabólicos. Patologias do sistema urinário. Patologias neurológicas.Pacientes especiais em Medicina Dentária.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos diversos processos patológicos sistémicos com correlação com a patologia oral, contando com informação teórica e teórico-prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como discussões de casos clínicos e de vídeos, devidamente adequados ao processo de aprendizagem da disciplina de Patologia Geral no plano curricular de Medicina Dentária.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point e apresentação de vídeos.
Serão realizados 2 testes teóricos e 1 teste prático , ao longo do semestre, envolvendo o conteúdo programático lecionado, cuja média final será construída com a participação de 70% da componente teórica e 30% da componente teórico-prática. Na componente teórica e na teórico-prática, para além dos dois testes, os alunos apresentarão um trabalho cujo tema será indicado pelo docente.
O aluno é considerado "Aprovado" com classificação igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Patologia Geral no plano curricular de Medicina Dentária.
Bibliografia:
- Kasper, D.L., Fauci, A.S., Hauser, S., Longo,D.; Jameson,J.L.; Loscalzo,J. (2016). Harrison's Principles of Internal Medicine 19/E (Vol.1 & Vol.2), 19th Edition, Macgraw Hill.
- Benjamin, I.; Griggs, R.C.; Wing, E.J.; Fitz, J.G.(2015). Andreoli and Carpenter's Cecil Essentials of Medicine, 9e (Cecil Medicine) 9th Edition, Elsevier.
- Kumar, V.; Abbas A.K.; Aster, J.C. (2014). Robbins & Cotran Pathologic Basis of Disease, (Robbins Pathology), 9th Edition, Elsevier.
- Kutty, K.; Schapira, R.M.; Ruiswyk, J.V.; Kochar, M.S. (2005). Kochar-tratado de medicina interna.4ª edição, Guanabara Koogan.
- Little, J.W., Falace, D.A., Miller, C.S., Rhodus, N.L. - Dental Management of Medically Compromised Patient, 8th ed., 2013, Elsevier.
- Silvestre F.J., Plaza, A. - Odontología en Pacientes Especiales, 1ª ed., 2007, Universitat de València.
- Varellis, M.L.Z. - O Paciente com necessidades especiais na odontologia - manual prático, 2ª ed., 2013, Santos.
Docente (* Responsável):
Augusta Silveira (augusta@ufp.edu.pt)
Carlos Palmeira (carlosp@ufp.edu.pt)
Lúcio Santos (lucios@ufp.edu.pt)
Tiago Taveira (tiagotaveira@ufp.edu.pt)