Unidade Curricular:Código:
Psicologia Aplicada (Psicopatologia e Neuropatologia)842PAPN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular visa preparar os alunos para (OA1) identificar e compreender os fatores e processos psicológicos determinantes do comportamento humano e (OA2) conhecer as especificidades de alguns quadros clínicos importantes para a atuação do médico dentista. Pretende-se, ainda, (OA3) sensibilizar os alunos com as questões da comunicação e desenvolver competências promotoras da relação médico-paciente.
Quanto às competências, a unidade curricular pretende aumentar e melhorar a capacidade de compreensão e articulação dos aspetos psicológicos e de comunicação do comportamento humano presentes na relação do profissional da saúde com o seu paciente, em consultório ou clínica.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Comunicação em contextos de saúde
1.1. Comunicação verbal e não-verbal
1.2. Estilos de comunicação e relação interpessoal
1.3. Comunicação eficiente em Medicina Dentária
CP2. Psicopatologia da infância e adolescência
2.1. II/PDI – Incapacidade Intelectual/Perturbação do Desenvolvimento Intelectual – a trissomia 21
2.2. PEA - Perturbação do Espetro do Autismo
2.3. PHDA – Perturbação de Hiperatividade /Défice de Atenção
2.4. PEC - Perturbações Emocionais e do Comportamento (Depressão e Ansiedade; Perturbação Desafiante de Oposição)
CP3. Psicopatologia e neuropatologia da idade adulta e da terceira idade
3.1. Perturbações mais comuns da idade adulta
3.1.1. Perturbações da ansiedade
3.1.2. Perturbações depressivas
3.1.3. Perturbações da adição e perturbações relacionadas com substâncias
3.2. Perturbações mais comuns da terceira idade
3.2.1. Perturbações neurocognitivas
3.2.2. Perturbações depressivas
3.2.3. Perturbações da ansiedade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre a intervenção médico dentista junto de pacientes com psicopatologia. Assim:
O CP1 corresponde ao OA3.
Os CP2 e CP3 correspondem aos OA1 e OA2.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas e teórico-práticas - Metodologia expositiva e participativa com apresentação de casos clínicos. Apresentação, análise e discussão dos temas nas aulas, orientação nas reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia especializada.
O regime de avaliação nesta unidade curricular é o de avaliação contínua. Consiste na realização de duas avaliações escritas, com uma ponderação de 50% cada. Serão consideradas a assiduidade do aluno de acordo com a Normativa Académica do Funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade Fernando Pessoa e a participação na sala de aula. O aluno será declarado aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nas aulas teóricas e teórico-práticas permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento dos mesmos para a atuação do médico dentista no atendimento de pacientes com psicopatologia ou neuropatologia.
Bibliografia:
APA (2014). DSM-5 Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Climepsi.
Hussain et al. (2013). Dental Management of Patients with a History of Substance Abuse with Special Consideration for Addicted Pregnant Women and Addicted Dental Care Providers. Disponível em www.oralhealthgroup.com
IHI – Institute for Healthcare Improvement (2020). Ask Me 3: Good Questions for Good Health. Disponível em http://ihi.org/resources/Pages/Tools/Ask-Me-3-Good-Questions-for-Your_Good-Health-aspx
Kurtz, S. et al. (2005). Teaching and learning communication skills in medicine(2nd ed.). Radcliffe Publishing.
Norton et al (2016). Saúde oral em crianças portadoras de problemas de neurodesenvolvimento. Project: Oral Health in Special Patients.
Santiago, E. (2008). A saúde oral na doença de Alzheimer. Arquivos de Medicina, 22(6):189-93.
Docente (* Responsável):
Sónia Alves (salves@ufp.edu.pt)