Unidade Curricular:Código:
Psicologia Aplicada (Psicopatologia e Neuropatologia)842PAPN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular visa (OA1) preparar os alunos para identificar, compreender e intervir nos fatores e processos psicológicos do comportamento humano, enquanto paciente, na área da saúde. Pretende-se também (OA2) familiarizar os alunos com as questões da comunicação e suas dificuldades entre o médico e o paciente. São igualmente abordados (OA3) quadros clínicos desde a infância à terceira idade tendo em vista a tornar o profissional da saúde mais apto no relacionamento diário com os seus pacientes.
Quanto às competências, a unidade curricular pretende aumentar e melhorar a capacidade de compreensão e articulação dos aspetos psicológicos e de comunicação do comportamento humano presentes na relação do profissional da saúde com o seu paciente, em consultório ou clínica.
Conteúdos Programáticos:
1. A Comunicação em contexto de saúde
1.1. Comunicação verbal e não-verbal
1.2. Estilos de comunicação e relação interpessoal
2. Psicopatologia da infância e adolescência
2.1. II/PDI – Incapacidade Intelectual/Perturbação do Desenvolvimento Intelectual – a trissomia 21
2.2. PHDA – Perturbação de Hiperatividade /Défice de Atenção
2.3. PEA – Perturbação do Espetro do Autismo
2.4. PEC - Perturbações Emocionais e do Comportamento (Depressão e Ansiedade; Perturbação Desafiante de Oposição)
3. Psicopatologia e neuropatologia da idade adulta e da terceira idade
3.1. As perturbações mais comuns da idade adulta
3.1.1. Perturbações da ansiedade
3.1.2. Perturbações do humor
3.1.3. Perturbações do uso de substâncias
3.2. As perturbações mais comuns da terceira idade
3.2.1. Demências
3.2.2. Depressão
3.2.3. Ansiedade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular no sentido de promover junto dos alunos o desenvolvimento de competências que lhes permitam aprofundar conhecimentos, bem como analisar e refletir de modo crítico sobre a intervenção médico dentista junto de pacientes com psicopatologia. Assim: CP1, corresponde ao OA2; CP2, CP3 e CP4 correspondem aos OA1 e OA3.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
2 testes escritos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nas aulas teóricas e teórico-práticas permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento dos mesmos para a atuação do médico dentista no atendimento de pacientes com psicopatologia ou neuropatologia.
Bibliografia:
APA (2014). DSM-5 Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Lisboa: Climepsi
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Rio de Janeiro: Editora vozes.
Marinho, S. (2009). Impacto dos factores protectores nas trajectórias de risco: problemas emocionais e de comportamento em contexto escolar, Actas do I INTERNATIONAL CONGRESS ON FAMILY, SCHOOL AND SOCIETY “SPECIAL EDUCATION” EDUCARE. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 9 a 11 de Julho de 2009.
Soares, I. et al (2000). Psicopatologia do Desenvolvimento: Trajetórias (In)Adaptativas ao longo
Docente (* Responsável):
Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt)