Unidade Curricular:Código:
Ortodontia I842OTD1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos com a capacidade de interpretar o que é normal e anormal em cada passo do crescimento e desenvolvimento do aparelho estomatognático, para que possam agir com atitudes preventivas, interceptivas e correctivas oportunas.
Informar circunstanciadamente sobre os factores etiológicos de carácter geral e local, endógenos e exógenos, susceptíveis de deter ou alterar o normal desenvolvimento das estruturas dento-alveolares, bem como esclarecer os seus caminhos etiopatogénicos.
Conteúdos Programáticos:
-Definição e divisões da Ortodontia
-Importância da Ortodontia interceptiva.
-Movimento dentário e suas bases biológicas
-Fases do desenvolvimento da dentição
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa contém a informação que integra a ortodontia no contexto da medicina dentária, dotando o aluno de conhecimentos sobre a movimentação dentária e crescimento crânio-facial. Permite a aquisição de conhecimentos e protocolos para o diagnóstico completo integrado e entendimento das situações normais e anormais de cada momento do desenvolvimento da dentição, que guiem as atitudes clínicas e terapêuticas ajustadas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular estará dividida nas componentes Teorica (15h), Prática Laboratorial (30h) e orientação tutorial (7,5h). A componente teórica terá uma uma frequência no final do semestre.
A componente laboratorial será composta por quatro avaliações práticas no decorrer do semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Informar os alunos sobre a contextualização da Ortodontia no âmbito da medicina dentária e das suas áreas de intervenção. Proporcionar conhecimentos sobre a movimentação dentária sob condições fisiológicas, patológicas e conduzida por sistemas artificiais, bem como sobre os desequilíbrios fisiológicos e bioquímicos por esta induzidos. Assegurar as noções básicas das etapas do desenvolvimento da dentição, como forma de diagnosticar e agir oportuna e adequadamente
Bibliografia:
- Proffit, W., Fields, H., Larson, B., Sarver, D. (2018) Contemporary Orthodontics. 6th edition. Mosby Elsevier. St. Louis, Missouri, USA.
- Graber, L., Vanarsdall, R., Vig, K., Huang, G. (2016). Orthodontics. 6th edition. Mosby Elsevier. St. Louis, Missouri, USA.
- Nakajima, E. (2010). Manual of Wire Bending Techniques. Quintessence Publishing Co, Inc. Illinois, USA.
- Silva, C. (2007). O Movimento Dentário Ortodôntico. Editora Facies. Porto, Portugal.
- Wilson, B., Warunek, S. (2004).Practical Guide to Orthodontic Appliances. Great Lakes Orthodontics, Ltd. Buffalo, New York, USA.
- Moyers, R. (1988). Handbook of Orthodontics. 4th edition. Year Book Medical Publishers. Chicago, USA.
Docente (* Responsável):
Carlos Silva (carloss@ufp.edu.pt)
Telmo Moreira (telmomoreira@ufp.edu.pt)