Unidade Curricular:Código:
Ortodontia I842OTD1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos com a capacidade de interpretar o que é normal e anormal em cada passo do crescimento e desenvolvimento do aparelho estomatognático, para que possam atuar com medidas preventivas, intercetivas e corretivas oportunas.
Informar circunstanciadamente sobre os fatores etiológicos de caráter geral e local, endógenos e exógenos, suscetíveis de deter ou alterar o normal desenvolvimento das estruturas dentoalveolares, bem como esclarecer os seus caminhos etiopatogénicos.
Conteúdos Programáticos:
- Definição e divisões da Ortodontia
- Importância da ortodontia intercetiva.
- Movimento dentário e suas bases biológicas
- Fases do desenvolvimento da dentição
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa contém a informação que integra a ortodontia no contexto da medicina dentária, dotando o aluno de conhecimentos sobre a movimentação dentária e crescimento craniofacial. Permite a aquisição de conhecimentos e protocolos para o diagnóstico completo integrado e entendimento das situações normais e anormais de cada momento do desenvolvimento da dentição, que guiem as atitudes clínicas e terapêuticas ajustadas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular estará dividida nas componentes teórica (15h), prática laboratorial (30h) e orientação tutorial (7,5h). A componente teórica terá uma uma frequência no final do semestre.
A componente laboratorial será composta por quatro avaliações práticas no decorrer do semestre, a par da avaliação do interesse pela aprendizagem e das relações humanas e responsabilidade.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Informar os alunos sobre a contextualização da ortodontia no âmbito da medicina dentária e das suas áreas de intervenção. Proporcionar conhecimentos sobre a movimentação dentária sob condições fisiológicas, patológicas e conduzida por sistemas artificiais, bem como sobre os desequilíbrios fisiológicos e bioquímicos por esta induzidos. Assegurar as noções básicas das etapas do desenvolvimento da dentição, como forma de diagnosticar e agir oportuna e adequadamente
Bibliografia:
- Proffit, W., Fields, H., Larson, B., Sarver, D. (2018) Contemporary Orthodontics. 6th edition. Mosby Elsevier. St. Louis, Missouri, USA.
- Graber, L., Vanarsdall, R., Vig, K., Huang, G. (2016). Orthodontics. 6th edition. Mosby Elsevier. St. Louis, Missouri, USA.
- Silva, C. (2007). O Movimento Dentário Ortodôntico. Editora Facies. Porto, Portugal.
- Wilson, B., Warunek, S. (2004).Practical Guide to Orthodontic Appliances. Great Lakes Orthodontics, Ltd. Buffalo, New York, USA.
- Nakajima, E. (2010). Manual of Wire Bending Techniques. Quintessence Publishing Co, Inc. Illinois, USA.
Docente (* Responsável):
Mónica Pinho (monicap@ufp.edu.pt)
Susana Machado da Silva (susanapsilva@ufp.edu.pt)
Vanda Urzal (vandaurzal@ufp.edu.pt)