Unidade Curricular:Código:
Odontopediatria I841OPD1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão adquirir um conhecimento teórico sólido dos temas básicos de Odontopediatria. Deverão conhecer as características específicas do paciente infantil em desenvolvimento e diagnosticar as patologias mais frequentemente observadas em Odontopediatria. No final do semestre os alunos deverão estar aptos a realizar, de forma independente, os tratamentos básicos em dentição temporária e permanente jovem.
Conteúdos Programáticos:
Odontopediatria. Introdução e conceito
História e exploração clínica
Princípios fisiológicos e medicação
Anestesia local
Cronologia de erupção e análise da oclusão da dentição temporária e permanente
Morfologia dos dentes temporários
Outras considerações morfológicas
Desenvolvimento psicológico da criança
Técnicas básicas e avançadas de controlo do comportamento
Tratamentos sob anestesia geral
Isolamento do campo operatório
Dentisteria operatória em dentes decíduos e permanentes jovens
Considerações pulpares em dentes temporários e permanentes jóvens
Tratamentos pulpares em dentição decídua
Tratamento de grandes destruições
Coroas de aço inoxidável e coroas estéticas anteriores
Técnicas de apicogénese e apicoformação
Cirurgia oral em odontopediatria
Outros procedimentos cirúrgicos em Odontopediatria
Prótese dentária em Odontopediatria
Diagnóstico e plano de tratamento. Protocolo de atendimento
Introdução à clínica odontopediátrica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os temas básicos de Odontopediatria são aqueles que permitem aos alunos adquirir o conhecimento mínimo necessário para atender eficientemente um paciente infantil. As características específicas do paciente infantil a abordar relacionam-se com o desenvolvimento fisiológico (e suas implicações a nível de medicação e anestesia local), psicológico (indicando as diversas técnicas de controlo de comportamento básicas e avançadas) e dentário (enfatizando as diferenças entre as dentições temporária e permanente, desenvolvimento da oclusão e substituição dentária). Os tratamentos básicos a realizar em Odontopediatria incluem os tratamentos restauradores em dentes temporários e permanentes jovens (dentisteria operatória e tratamento de grandes destruições), tratamentos pulpares (pulpotomia, pulpectomia, apicogénese e apicoformação), procedimentos cirúrgicos básicos (extrações dentárias e frenectomias) e reposição de dentes perdidos através de prótese, sempre que indicado.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular estará dividida nas componentes Teórica (15h) Prática Laboratorial (30h) Orientação Tutorial (7,5 h) e Outros (7,5h). Na componente Teórica serão abordados temas básicos, com recurso a apresentações teóricas. Na componente Prática Laboratorial serão realizadas práticas simuladas, sincronizadas com os temas abordados nas aulas teóricas, através da utilização de fotografias de casos clínicos, modelos de estudo e tipodonto pediátrico, preparando os alunos para o futuro atendimento de pacientes reais. A avaliação será efectuada nas componentes Teórica e Prática Laboratorial, com um peso de 50% cada componente. Na componente Teórica será realizada uma prova escrita no final do semestre. A avaliação na componente Prática Laboratorial será contínua. A aprovação desta unidade curricular atribui 4 ECTS, sendo obrigatória a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes avaliadas. O regime de assistência às aulas reporta ao regulamento pedagógico em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As várias componentes permitirão a aquisição de conhecimentos teóricos dos temas abordados que serão treinados, em clínica simulada, nas Praticas Laboratoriais. O material de apoio a utilizar nas aulas (fotografias de casos clínicos, modelos de estudo e tipodonto) permite o desenvolvimento de competências para a realização dos tratamentos básicos de uma consulta de Odontopediatria, dotando cada aluno da capacidade da sua realização de forma autónoma. A avaliação contínua permite que o aluno tenha conhecimento da sua progressão nas matérias. Nas componentes Orientação Tutorial e Outra serão desenvolvidas actividades que permitam aos alunos aprender a usar correctamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica e organizar leituras para permitir o aprofundamento dos conteúdos transmitidos assim como a sua actualização.
Bibliografia:
Barbería, E. (2014). Atlas de Odontología infantil para Pediatras y Odontólogos. Madrid. (2ª edição). Ripano.
Barbería, E. (1997). Lesiones traumáticas en odontopediatría – Dientes temporales y permanentes jóvenes. Barcelona. Masson.
Barbería E. et alli. (1995). Odontopediatría. Barcelona. Masson.
Boj, JR. e Ferreira, LP. (2010). Atlas de Odontopediatria. Madrid. Ripano.
Boj, JR. et alli. (2004). Odontopediatría. Barcelona. Masson.
Laskaris, G. (2000). Color Atlas of Oral Diseases in Children and Adolescents. New York. Thieme e Stuttgart.
McDonald, RE. e Avery, DR. (1995). Odontopediatria. Rio de Janeiro. (6ªedição). Guanabara Koogan.
Millet, D. e Welbury, R. (2000). Orthodontics and Paediatric Dentistry. Churchill Livingstone.
Kramer, PF., Feldens, CA. e Romano, AR. (1997). Promoção de Saúde Bucal em Odontopediatria- diagnóstico, prevenção e tratamento da cárie oclusal. São Paulo. Ed. Artes Médicas.
Pereira, A. et alli. (2001). Cáries Precoces da Infância. Medisa.
Docente (* Responsável):
Ana Gião (agiao@ufp.edu.pt)
Cristina Silva (cristinalsilva@ufp.edu.pt)