Unidade Curricular:Código:
Nutrição e Dietética247NDIE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português26
Objectivos de Aprendizagem:
De acordo com os descritores de Dublin pretende-se que o aluno:
- adquira uma base científica sólida, de forma a ser capaz de mostrar conhecimento e capacidade de identificar os conceitos essenciais de uma alimentação saudável e da sua importância na saúde e no bem-estar dos indivíduos, conhecer os principais erros alimentares e a constituição da Roda da Alimentação Mediterrânica, assim como; identificar os principais métodos e técnicas de avaliação da ingestão alimentar, os tipos de desordens alimentares existentes e cuidados nutricionais no doente com cancro na cavidade oral.
- seja capaz de sustentar os conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e os aprofunde, de forma autónoma;
- se apoie em livros de texto de avançado para fundamentar o seu estudo e desenvolva um espírito crítico;
- mostre a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante.
Conteúdos Programáticos:
Alimentação, Saúde e Doença. Avaliação do estado nutricional. Desordens alimentares. Cancro.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na unidade “Alimentação, Saúde e Doença (0,5 ECTS)”, o aluno deverá ser capaz de identificar conceitos básicos de alimentação e nutrição. Deverá conseguir ainda analisar a Roda da Alimentação Mediterrânica e caracterizar os principais erros alimentares dos Portugueses. E ainda conhecer a influência da Cronobiologia e do Sono na regulação do apetite.
Na unidade “Avaliação do estado nutricional (1,0 ECTS)”, o aluno deverá ser capaz de compreender métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional com vista a sua aplicação futura no campo clínico da medicina dentária dentro de uma equipa multidisciplinar.
Nas unidades “Desordens alimentares e Cancro (1,0 ECTS)”, o aluno deverá ser capaz de reflectir e discutir sobre a problemática das desordens alimentares e do cancro e suas consequências para a saúde oral do indivíduo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conteúdos serão abordados na forma de seminário, onde serão analisados e discutidos com os alunos todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, abordando-se situações práticas, como formas de exemplo e de apelo à aprendizagem criativa.
A avaliação será composta por um momento de avaliação escrita, que será marcado pela docente no início do semestre. A falta ou a desistência à avaliação implica a classificação de zero valores nessa prova.
O aluno é considerado “aprovado” à unidade curricular com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com classificações inferiores poderão apresentar-se ao exame de recurso, desde que tenham cumprido a percentagem de frequência obrigatória.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No que respeita ao desenvolvimento das matérias, e de forma transversal às unidades lectivas, estas serão abordadas na forma de seminário, onde serão analisados e discutidos com os alunos todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, abordando-se situações práticas, como formas de exemplo e de apelo à aprendizagem criativa.
Bibliografia:
1. Silva, Maria-Raquel G. 2015. Alimentação na Ginástica: de Pais para Filhos. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P. ISBN: 978-989-8650-53-5.
2. Silva, Maria-Raquel G.; Paiva, Teresa. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P. ISBN: 978-989-8650-54-2.
3. Silva, Maria Raquel G. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal - 3ª edição. ISBN: 978-989-643-134-1. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
4. Mahan LK, Escott-Stump S (2003). Krause alimentos, nutrição & dietoterapia. 10ª edição. ROCA. São Paulo.
5. Artigos científicos facultados nas aulas.