Unidade Curricular:Código:
Neurologia Aplicada842NAPL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
O estudante deve ser capaz de:
O1 – Aprofundar conhecimentos sobre anatomofisiologia do sistema nervoso e métodos de exploração funcional (exame neurológico)
O2 – Adquirir conhecimentos básicos sobre síndromes neurológicos, reconhecer e interpretar alterações semiológicas
O3 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias neurológicas, em especial as que têm maior impacto na clínica dentária e refletir, analisar e discutir a aplicabilidade dos conhecimentos a situações específicas
O4 – Estabelecer relação entre os conteúdos abordados e a sua pertinência para a atuação do Médico Dentista
Conteúdos Programáticos:
CP 1. Sistema nervoso
1.1. Conceitos anatomofisiológicos
1.2. Exame neurológico e principais síndromes
CP 2. Doenças neurológicas
2.1. Conceitos gerais, sintomas e sinais
2.2. Classificação
CP 3. Cefaleias e algias faciais
CP 4. Doenças vasculares cerebrais
CP 5. Esclerose múltipla
CP 6. Doenças do movimento
CP 7. Doenças neuromusculares
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da unidade curricular, no sentido de promover junto dos alunos a aquisição de conhecimentos adequados à sua futura prática profissional, designadamente: a abordagem geral breve do sistema nervoso, que inclui métodos para examinar funções e reconhecer alguns síndromes, visa dotar os alunos da capacidade de reconhecer os sintomas e sinais tradutores de disfunção do sistema nervoso; com a abordagem das doenças neurológicas, partindo de conceitos gerais para categorias nosológicas com especial impacto em Medicina Dentária, seja pela localização na cabeça/pescoço, seja pela prevalência elevada na população, os alunos aprendem a clínica dessas patologias com a finalidade de as enfrentarem adequadamente no seu campo de atuação. Assim:
CP1 - O1 e O2
CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 – O3 e O4
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas
Metodologia expositiva e participativa, com apresentações dos temas nas aulas com recurso a diapositivos e iconografia variada (e.g., exames de neuroimagem, vídeos, esquemas, figuras), discussão de casos, pesquisa de bibliografia específica.
Aulas tutoriais
Debate por tópicos de acordo com propostas dos alunos e orientação nas reflexões críticas e análise de situações específicas.
Avaliação
Contínua, com 1 teste escrito no final do semestre com questões de tipologia variada, cotado de 0 a 20, sendo a classificação final ponderada pela assiduidade, participação e postura nas aulas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo, facilitam a aquisição e o relacionamento de conceitos e a aplicabilidade dos conhecimentos no âmbito de atuação do médico dentista, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. As aulas tutoriais, de esclarecimento e aprofundamento dos conceitos, de acordo com as necessidades dos alunos, consolidam os conhecimentos e desenvolvem o espírito crítico necessário à aquisição de competências de índole mais prática. Deste modo, considera-se que o carácter amplo das metodologias de ensino adotadas, com recurso à apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, à observação de meios complementares de diagnóstico, à discussão de casos clínicos, bem como a orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica, está de acordo com a aprendizagem dos aspetos práticos gerais das patologias neurológicas com aplicabilidade na clínica dentária, sendo coerentes com os objetivos definidos para esta unidade curricular.
Bibliografia:
1. Sá MJ (2014). Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas. 2ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa.
Docente (* Responsável):
Maria José Sá (mariajs@ufp.edu.pt)