Unidade Curricular:Código:
Medicina Oral Especial300MOE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deverá ser capaz de:
- Realizar o diagnóstico de lesões potencialmente malignas e malignas
- Orientar o tratamento e a referenciação dos doentes
Conteúdos Programáticos:
1- Carcinogénese e classificação por estádios
2- Epidemiologia oncológica
3- Lesões potencialmente malignas
4- Cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia
5- Diagnóstico e tratamento do cancro oral
6-Diagnóstico e tratamento das glândulas salivares
7-Tratamento das complicações orais associadas aos tratamentos oncológicos
8- Manifestações orais das doenças hematológicas malignas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os diferentes temas abordados ao longo do programa curricular desta unidade, procuram sensibilizar e dotar os alunos de conhecimentos sobre o cancro da cabeça e pescoço, nomeadamente nas suas vertentes do diagnóstico precoce, orientação terapêutica pluriespecializada e referênciação dos doentes. Estes conhecimentos são fundamentais para os alunos enquanto futuros médicos dentistas e sua actuação perante doentes com este tipo de neoplasias
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias utilizadas baseiam-se no ensino presencial, utilizando métodos expositivos, interrogativos e demonstrativos, em sessões teóricas e teórico-práticas. A orientação do estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada é igualmente disponibilizada ao aluno.
A avaliação será contínua, incluindo momentos de avaliação escrita (2 testes), bem como formas de avaliação activa como elaboração de trabalhos individuais ou em grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino empregues, incluem desde o estudo de manuais teóricos à transmissão de experiências pessoais e profissionais, passando pela discussão de conhecimentos em aula, baseada em “questões problema” e discussão de casos clínicos. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático
Bibliografia:
- Oncologia Oral by Santos LL, Teixeira LM (Lidel)
- Oral Cancer (American Cancer Society Atlas of Clinical Oncology) by Sol Silverman
- American Cancer Society Management of Oral Cancer (Oxford Medical Publications) by Nicholas Stafford and John Waldron
- Oral Cancer: The Dentist's Role in Diagnosis, Management, Rehabilitation, and Prevention by Robert A. Ord and Remy H.
- Registo Oncológico da Região Norte (RORENO)