Unidade Curricular: | Código: | ||
Medicina Oral Especial | 247MOE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deverá ser capaz de: - Realizar o diagnóstico de lesões potencialmente malignas e malignas - Orientar o tratamento e a referenciação dos doentes | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- Carcinogénese e classificação por estádios 2- Epidemiologia oncológica 3- Lesões potencialmente malignas 4- Cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia 5- Diagnóstico e tratamento do cancro oral 6-Diagnóstico e tratamento das glândulas salivares 7-Tratamento das complicações orais associadas aos tratamentos oncológicos 8- Manifestações orais das doenças hematológicas malignas | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os diferentes temas abordados ao longo do programa curricular desta unidade, procuram sensibilizar e dotar os alunos de conhecimentos sobre o cancro da cabeça e pescoço, nomeadamente nas suas vertentes do diagnóstico precoce, orientação terapêutica pluriespecializada e referênciação dos doentes. Estes conhecimentos são fundamentais para os alunos enquanto futuros médicos dentistas e sua actuação perante doentes com este tipo de neoplasias | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As metodologias utilizadas baseiam-se no ensino presencial, utilizando métodos expositivos, interrogativos e demonstrativos, em sessões teóricas e teórico-práticas. A orientação do estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada é igualmente disponibilizada ao aluno. A avaliação será contínua, incluindo momentos de avaliação escrita (2 testes), bem como formas de avaliação activa como elaboração de trabalhos individuais ou em grupo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino empregues, incluem desde o estudo de manuais teóricos à transmissão de experiências pessoais e profissionais, passando pela discussão de conhecimentos em aula, baseada em “questões problema” e discussão de casos clínicos. Estas diferentes abordagens pedagógicas, visam desenvolver no aluno a capacidade de criar o seu próprio modelo de aprendizagem, adaptado a cada conteúdo programático | |||
Bibliografia: | |||
- Oncologia Oral by Santos LL, Teixeira LM (Lidel) - Oral Cancer (American Cancer Society Atlas of Clinical Oncology) by Sol Silverman - American Cancer Society Management of Oral Cancer (Oxford Medical Publications) by Nicholas Stafford and John Waldron - Oral Cancer: The Dentist's Role in Diagnosis, Management, Rehabilitation, and Prevention by Robert A. Ord and Remy H. - Registo Oncológico da Região Norte (RORENO) |