Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Geral841MGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
- Compreender a definição de microrganismo
- Relacionar a importância da Microbiologia na MED e em outras áreas
– Distinguir um microrganismo procariótico de um eucariótico, identificando as características estruturais e funcionais dos microrganismos procarióticos versus eucarióticos.
– Compreender a importância dos fungos em medicina dentária (MED) e identificar os mecanismos dos antifúngicos em MED: Caracterização da candidose oral.
–Identificar as características gerais dos vírus.
–Identificar os fatores que influenciam o crescimento e metabolismo dos microrganismos.
–Identificar e descrever os mecanismos de ação dos diferentes agentes antimicrobianos e suas resistências.
–Caracterização do microbioma Humano.
–Compreender a ecologia oral: o microbioma oral.
–Caracterizar microbiologicamente os principais agentes das infeções orais: cárie, doença periodontal.
–Compreender a importância das infeções cruzadas em MED e caracterizá-las.
Conteúdos Programáticos:
O programa da disciplina de Microbiologia Geral irá abordar os conceitos base e fundamentais sobre o mundo microbiológico e da ecologia oral na microbiologia das infecções da cavidade oral.
- Importância da Microbiologia no mundo e nas diferentes áreas de aplicação
- História da Microbiologia e a Taxonomia microbiana
-Diferenciar e identificar as características estruturais dos microrganismos eucariotas e procariotas e dos virus
-Identificar os factores que influenciam o crescimento e nutrição dos microrganismos
-Identificar os factores de virulência microbianos
- O microbioma humano.
- Identificar e diferenciar as defesas inatas e adquiridas do Hospedeiro
- Os agentes antimicrobianos e os mecanismos de resistência bacterianos.
- O Microbioma oral
- As infecções microbianas da cavidade oral: cáries e doença periodontal. A candidose oral.
- As infecções cruzadas em Medicina dentária
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exposição e debates dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, e orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Pesquisa orientada sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Realização de dois testes teóricos de avaliação contínua. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. Realização de dois testes laboratoriais de avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aprendizagem dos objetivos.
Bibliografia:
Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia LIDEL, 2010
Barroso, H., Silvestre A., Taveira, N. Microbiologia Médica, Vol. 1 e Vol.2. 2014. LIDEL
Madigan, M. T., Martinko, J. M., Parker, J. 2017. BROCK BIOLOGY OF MICROORGANISMS. Global ed. Prentice Hall. International edition.
Prescott, L., Harley, J.P., Klein, D.A .2010 – Microbiology. 8ª ed. McGraw-Hill. .
Sousa, J.C. – Manual de antibióticos antibacterianos – 2ª edição – Edições UFP, 2007
Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 2) – LIDEL, 2000
Ferreira, W.F.C. and Sousa, J.C. – Microbiologia (vol. 3) – LIDEL, 2002
Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais – Edições UFP, 2012
Samaranayake, L., Essential Microbiology for Dentistry. 5ª Ed. 2018. Elsevier.
Docente (* Responsável):
Amélia Assunção (assuncao@ufp.edu.pt)
Cristina Pina (cpina@ufp.edu.pt)
Elisabete Machado (emachado@ufp.edu.pt)
Fátima Cerqueira (fatimaf@ufp.edu.pt)
Maria Coelho (mcoelho@ufp.edu.pt)
Ricardo Magalhães (ricmag@ufp.edu.pt)