Unidade Curricular:Código:
Medicina Dentária Hospitalar841MDHO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende assim, enumerar as normas de boas práticas clínicas de atendimento de utentes em unidades funcionais de Medicina Dentária Hospitalar, descrever e distinguir conceitos relacionados com atendimento ambulatório, permanente, cuidados primários, cuidados paliativos, atendimento de urgência e emergência médica. Descrever as principais condutas a adotar no atendimento hospitalar de pacientes com necessidades e cuidados particulares, por motivos terapêuticos, de mobilidades condicionadas, de doenças crónicas e/ou infecciosas, traumatismos por acidentes de trabalho, submetidos a tratamentos hospitalares ambulatórios por patologias sistémicas ou sob internamento hospitalar, entre outros. Tem ainda o propósito de fomentar a pesquisa bibliográfica orientada no âmbito da Medicina Dentária hospitalar e contactar, mediante visita orientada, ao serviço organizacional e funcional de Medicina Dentária do HE-UFP.
Conteúdos Programáticos:
Regulamento interno de unidades organizacionais e funcionais de saúde local (Hospital) e enquadramento da Medicina Dentária. Boas práticas Clínicas. Conceitos de atendimento ambulatório, permanente, cuidados primários, cuidados paliativos, atendimento de urgência e emergência médica. Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Medicina Dentária. Traumatologia e Medicina Dentária hospitalar. Anestesia e sedação consciente. Nutrição: a grávida, a criança, o jovem, o adulto, o idoso. Diabetes. Patologia oral, cancro oral, oncologia médica, patologia médica. Paciente em ambulatório ou em internamento por doença infecciosa ou doença crónica (vascular, renal,pulmonar, gástrica). Autópsia: Relevância para a Medicina Dentária. Métodos de pesquisa científica em Medicina Dentária Hospitalar. Contacto com unidades funcionais: Serviço de Medicina Dentária HE-UFP; Formação no CACE-HE-UFP.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teóricas (T; 15H; Uma hora semanal): Regulamento interno de unidades organizacionais e funcionais de saúde local (Hospital) e enquadramento da Medicina Dentária. Boas práticas Clínicas. Conceitos de atendimento ambulatório, permanente, cuidados primários, cuidados paliativos, atendimento de urgência e emergência médica. Oflatmologia, Otorrinolaringologia, Traumatologia e Medicina Dentária hospitalar. Anestesia e sedação consciente.
Nutrição: grávida, criança, jovem, adulto, idoso. Diabetes Mellitus. Patologia oral, cancro oral, oncologia médica, patologia médica. Paciente em ambulatório ou em internamento por doença infecciosa ou crónica (vascular, renal, pulmonar, gástrica). Autópsia: Relevância para Medicina Dentária. Orientação tutorial (OT; 7.5horas)- Desenvolver métodos de pesquisa científica, sistematização de conhecimentos em Medicina Dentária Hospitalar. Outras (O; 7.5horas)- Contacto com unidades funcionais: Serviço de Medicina Dentária HE-UFP e CACE-HE-UFP.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O regime de avaliação da Medicina Dentária Hospitalar compreende a realização de uma prova escrita de acordo com o programa descrito na unidade curricular e será efectuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor. A classificação mínima de aprovação na prova escrita será de 10 valores. A não obtenção de classificação mínima de 10 valores na prova escrita remete o aluno para exame de recurso em época para o efeito, fixada no cronograma académico. A avaliação inclui assiduidade, pontualidade, postura e competências científicas. O regime de assistência às aulas é o adoptado no Regulamento Pedagógico da Universidade, em vigor. A aprovação é condição suficiente para creditar esta unidade curricular. Para obter a creditação desta unidade curricular o aluno terá de garantir a obtenção de 2 ECTS previstos para a unidade curricular, cumprindo para tal o descrito na avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia desta unidade curricular inter-relaciona os conceitos e atos profissionais da Medicina Dentária enquadrada, em termos de formação e profissionais, com outras especialidades médicas, respeitando as normas e condutas de boas práticas clínicas e regulamentos de unidades funcionais e organizacionais de saúde locais, como Hospitais públicos ou privados. Aulas teóricas (T; 15 Horas; Uma hora semanal) -destinam-se a expor e a atualizar, de forma descritiva e organizativa, os conceitos, teorias e postulados descritos nos conteúdos programáticos da Medicina Dentária Hospitalar, que, apoiados numa bibliografia, visam desenvolver competências científicas e profissionais nos alunos. Aulas OT (7.5 Horas) Sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar adequadamente bibliografias; desenvolver métodos de pesquisa científica; organizar leituras; exercitar a exposição oral e escrita; aprofundar capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos no âmbito da Medicina Dentária Hospitalar. Aulas O (7.5 Horas) Sessões livres, no sentido de possibilitar ao aluno o contacto com unidades funcionais, mediante visita guiada, ao Serviço de Medicina Dentária do HE-UFP; Importância da formação integrada e formação contínua no Centro de Anatomia e Cirurgia Experimental (CACE-HE-UFP).
Bibliografia:
1) Longo, Fauci, Kasper, Hauser, Jameson e Loscalzo. Harrison's Principles of Internal Medicine, Editora
McGraw-Hill, 18ª edição, Santos Livraria Editora, 2003.
2) Maria Sônia, Lopes Duarte, Hércia Stampini, Duarte Martino, Mirella Lima Binoti. Abordagem dietética em adultos e idosos. 1ª Edição. UFV Editora, 2011.
3) Paulo Sérgio dos Santos. Medicina Bucal - A Prática na Odontologia Hospitalar. Editora Santos, 2012. ISBN:9788572888929.
4) Crispian Scully. Medical Problems in Dentistry, 7th edition.Churchill Livingstone, 2014.ISBN: 9780702054013
5) Artigos científicos recomendáveis em função dos conteúdos programáticos descritos.