Unidade Curricular:Código:
Medicina Dentária Forense841MDF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoMedicina Dentária2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno no final da unidade seja capaz de: a) Reconhecer a Medicina Dentária Forense como como ramo da Medicina Legal; b) Reconhecer métodos médicos e não médicos de identificação humana; c) Reconhecer a utilidade da queiloscopia e rugoscopia na identificação humana; d) Reconhecer as técnicas de autópsias médico-legais da cavidade oral; e) Identificar os conceitos relacionados com a identificação humana em situação de desastres em massa; f) Capacidade de determinar a idade através do estudo dentário; g) Capacidade para reconhecer e analisar as marcas de mordeduras; h) Reconhecer a importância do ADN obtido de tecidos dentários para identificação humana; i) Identificar as alterações orais associadas ao consumo de álcool e drogas de abuso.
Conteúdos Programáticos:
Organização Médico-Legal em Portugal. Atribuições dos Serviços Técnicos das Delegações e Gabinetes Médico-Legais. Tipos de perícias realizadas. Introdução histórica à Medicina Dentária Forense e sua constituição como ciência independente. Métodos médicos e não médicos para a identificação humana. Importância dos registos dentários na identificação humana. Queiloscopia e Rugoscopia palatina. Avaliação do Dano em Medicina Dentária. Técnicas de autópsias orofaciais. Identificação humana em desastres em massa. Utilização do ADN obtido de tecidos dentários para identificação humana. Metodologia de extração e análise de ADN. Alterações bucais associadas ao consumo de álcool e drogas de abuso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da unidade curricular traduz-se pela aquisição segmentada e orientada dos diversos conceitos e áreas específicas de aplicação da Medicina Dentária Forense fomentando o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na realização de perícias médico-legais no âmbito da Medicina Dentária e na resolução de questões do foro médico-legal. A solicitação de atividades de cariz prático ajuda ao cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
A avaliação consta de duas provas escritas de aferição de conhecimentos, com o peso de 60%/40% cada na nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são concordantes com os objetivos da unidade curricular na medida em que procuram dotar os alunos de conhecimentos relativos à área específica da Medicina Dentária Forense no que respeita ao seu âmbito, objetivos e modo de realização de perícias médico-legais. Com a resolução de casos práticos pretende-se que o aluno desenvolva o espírito crítico e reflexivo e adquira competências que permitam a atualização e o progresso no domínio científico e sua aplicação prática. Além da bibliografia essencial em anexo, cada tópico será acompanhado por leituras específicas que serão debatidas nas aulas de modo a estimular a compreensão da problemática e formação de um espírito crítico. As provas escritas de aferição de conhecimentos permitem uma avaliação da medida em que os objetivos propostos foram cumpridos.
Bibliografia:
Corte-Real A, Vieira DN. Identificação em Medicina Dentária Forense. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
C. Michael Bowers. Forensic Dental Evidence: an Investigator’s Handbook, 2nd Edition, Academic Press, 2010.
William E. Silver, Richard R. Souviron. Dental Autopsy. CRC Press, 2009.
Guimarães M.I. et al. Acta Med Port 2017 Feb;30(2):100-107.
Guimarães M.I. et al. Diversity in dental clinical characteristics in Portuguese and Spanish military populations Spanish Journal of Legal Medicine, Volume 44, Issue 3, July–September 2018, Pages 99-107.
Guimarães M.I., et al. “Dental Diversity Patterns: Relevance in Portuguese Military Population”. Acta Scientific Dental Sciences 4.1 (2020): 91-99.
Higgins D, Austin JJ. Teeth as a source of DNA for forensic identification of human remains: A Review. Sci Justice. 2013 Dec;53(4):433-41.
H. S. Brand, S. Gonggrijp and C. J. Blanksma (2008). Cocaine and oral health. British Dental Journal 2008; 204: 365-369.