Unidade Curricular:Código:
Materiais Dentários842MDET
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O conteúdo programático desta unidade curricular (UC) foi elaborado de modo a transmitir conhecimentos sobre Materiais Dentários.
O objectivo é o de capacitar os alunos para a obtenção dos conhecimentos suficientes para identificação dos diferentes materiais dentários, suas propriedades, limitações e técnicas de manipulação, inter-relacionando a actividade laboratorial com a actividade clínica nas diversas áreas médico-dentárias.
Na componente prática da UC, o aluno deverá manipular correctamente os materiais segundo as técnicas e princípios actualmente conhecidos.
Conteúdos Programáticos:
Introdução aos Materiais Dentários.
Propriedades físicas e mecânicas dos Materiais Dentários.
Biocompatibilidade dos Materiais Dentários.
Introdução aos Materiais de Impressão.
Hidrocolóides irreversíveis e reversíveis.
Produtos de gesso.
Materiais de impressão elastoméricos.
Pastas de impressão de óxido de Zinco/Eugenol.
Ceras dentárias e godivas.
Cimento de Fosfato de Zinco.
Cimento de Policarboxilato de Zinco.
Cimento de óxido de Zinco-Eugenol.
Amálgama de Prata. Sistemas adesivos.
Resinas compostas para restaurações dentárias.
Cimentos de Resina.
Cimentos de Ionómero de Vidro.
Ionómero de Vidro Modificado por resina.
Compómeros e Selantes de fissura.
Materiais à base de Hidróxido de Cálcio.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A UC de Materiais Dentários pretende dotar o aluno do conhecimento teórico e prático sobre os principais materiais usados na prática clinica da medicina dentária. Nesta unidade, a prática laboratorial possibilita o contacto com diferentes materiais dentários de forma a preparar o aluno para um correto atendimento clínico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino teórico (T), complementado por prática laboratorial (PL) e apoiada por ensino tutorial (OT) e outros (O), tarefas adicionais.
A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 80% da componente teórica (T) e de 20% da componente prática laboratorial (PL).
A avaliação de componente teórica é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula . Consiste ainda em 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos , com a ponderação de 50% cada um.
A avaliação de componente prática-laboratorial é contínua e tem em consideração: assiduidade, pontualidade e atitude do aluno em sala de aula (a). Consiste, ainda, em 2 momentos de avaliação escrita de conhecimentos (b,c). As ponderações de cada elemento são: 30% (a)+35% (b) +35% (c)
A classificação mínima de aprovação na avaliação teórica e prática, numa escala quantitativa de 0-20 valores, será de 10 valores em cada uma das unidades lectivas, para aquisição de aprovação da UC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta fase de aprendizagem os conteúdos teóricos revelam-se de primordial importância, possibilitando ao aluno o conhecimento sobre propriedades mecânicas, químicas e comportamento biológico dos principais materiais dentários utilizados na prática clínica. Nas aulas práticas laboratoriais predomina o método demonstrativo das referidas propriedades e realização de prática laboratorial, pelos alunos, do manuseamento pré-clínico dos materiais.
Bibliografia:
1 - Craig R.G., Powers J.M., Wataha J.C., Dental Materials: Properties and Manipulation, 10th ed., The C.V. Mosby Company, 2013.
2 - Anusavice K.J., Phillips, Science of Dental Materials, 12ª ed., Elsevier Saunders, 2012.
3 - Júnior, J.G., Materiais Dentários: o essencial para o estudante e o clínico geral, 1º ed., Livraria Santos Editora Ltda., 1999
4 - Darvell,, R.W. Ciência dos Materiais para Odontologia Restauradora, 9ª ed. Editora Santos, 2012.
5 – Reis, A. Materiais Dentários Restauradores Diretos: dos Fundamentos à Aplicação Clínica, Editora Santos, 2007.
6 - Artigos científicos referenciados aos alunos de acordo com a distribuição temática curricular, na frequência das aulas teóricas.