Unidade Curricular:Código:
Medicina e Cirurgia Oral II842MCO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de estabelecer diagnósticos diferenciais de patologias complexas/ Capacidade de seleccionar meios auxiliares de diagnóstico/ Capacidade de estabelecer plano de tratamento, monitorizar o paciente e intervir em pacientes medicamente complexos/ Capacidade de diagnosticar lesões potencialmente malignas e lesões malignas/ Entender o papel do médico dentista na identificação de fatores de risco, prevenção e diagnóstico de cancro oral/ Consolidar os conhecimentos de Cirurgia Oral / Abordar teoricamente temas de Cirurgia Oral mais avançada
Conteúdos Programáticos:
Líquen plano oral, Doenças vesículo-bolhosas da cavidade oral, Doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, Patologia da língua e dos lábios, Manifestações orais de doenças hematológicas, Neoplasias benignas da mucosa oral, Lesões pré-malignas da cavidade oral, Patologia das glândulas salivares. Princípios e técnica de Biópsia na Cavidade Oral, Patologia quística dos maxilares, Patologias dos Seios Maxilares, Patologias da Articulação Temporomandibular, Traumatismos dento-alveolares, Reimplantes, Transplantes e Implantes Dentários, Cirurgia Oral e Ortodontia, Cirurgia Pré-Protética, Enxertos Ósseos, Distracção Óssea, Laser em Cirurgia Oral
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos teóricos são coerentes com os objectivos da aprendizagem nesta unidade curricular, na medida em que permitem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências clínicas que são exigíveis para todas as actividades em que estão envolvidas a Medicina e a Cirurgia Orais. A prática laboratorial em execução clínica possibilita o contacto com situações usuais na prática diária de Medicina Dentária. Os conteúdos programáticos teóricos são coerentes com os objectivos da aprendizagem nesta unidade curricular, na medida em que permitem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências clínicas que são exigíveis para todas as actividades em que estão envolvidas a Medicina e a Cirurgia Orais. A prática laboratorial em execução clínica possibilita o contacto com situações usuais na prática diária de Medicina Dentária.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os conhecimentos são ministrados por aulas teóricas (T - 15 horas) (50% da nota final, ou seja 2 ECTS, com uma nota mínima de aprovação igual ou superior a 10 valores em cada momento de avaliação). A PL em execução clínica (45 horas), que vale outros 50% da nota (2 ECTS, também com valor mínimo de aprovação de 10 valores, com os actos mínimos por aluno de uma exodontia e uma consulta de triagem, ambos com aprovação obrigatória). As aulas tutoriais (OT - 7,5 horas) e outras (O - 7,5 horas) serão utilizadas para suplementar as noções explanadas na componente teórica e efectuar trabalho de investigação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os métodos de ensino foram desenvolvidos no sentido de o tornarem mais eficaz e mais directo, permitindo uma interacção docente-discente mais eficaz, visando a aquisição de conhecimentos e competências essenciais na prática diária de um médico-dentista na área da medicina e cirurgia oral.
Bibliografia:
Donado. Cirugía Bucal – Patología y Técnica. Elsevier Masson. 3ª Ed. 2005
M A Pogrel, K E Kahnberg, L Andresson. Essentials of Oral and Maxillofacial Surgery Ed. Wiley Blackwell, 2014
J R Hupp, E Ellis III, M R Tucker. Cirurgía Oral Y Maxillofacial- Contemporánea. 5ª Ed. Elsevier españa, 2014
J Langdon, M Patel, R Ord, P Brenoran. Operative Oral and Maxillofacial Surgery- Second Edition. Hodder & Stoughton, Limited, 2011.
M Miloro, A Kolkythias. Management of Complications in Oral and Maxillofacial Surgery. Wiley-Blackwell, 2012.A13
Bagán JV e col. Medicina Oral. Barcelona: Masson, 1995.
Boraks S. Diagnóstico Bucal. S. Paulo: Ed. Artes Médicas, 1999.
Cawson RA, Odell EW. Essentials of Oral Pathology and Oral Medicine, 6th Ed. London: Churchill Livingstone, 1999.
Mano Azul A e col. Atlas de Patología da Mucosa Oral. Porto: AEFMDUP, 1992.
Porter S, Scully c. Innovations and Developments in Orofacial Health Care. London: Science Reviews, 1996.