Unidade Curricular: | Código: | ||
Imunologia | 841IMUN | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Medicina Dentária | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Proporcionar compreensão dos mecanismos da resposta imunológica, à agressão exógena e endógena; conhecimento dos órgãos do sistema Imunológico (SI), sua anatomia e principais constituintes celulares; conhecimento dos principais componentes humorais do SI, sua estrutura molecular, função e mecanismo de ação; compreensão dos mecanismos imunológicos de proteção à infeção; compreensão das imunodeficiências, hipersensibilidades, autoimunidades, e da ação do SI em tumores e transplantes; compreender as principais formas de imunização e imunossupressão; compreender as estratégias de manipulação terapêutica da resposta imunológica. Compreender os principais métodos analíticos para estudo do SI bem como os métodos que utilizam células ou componentes do SI para análises laboratoriais. Competências e Aptidões: Proporcionar as competências práticas para desenhar, executar, interpretar e validar resultados laboratoriais na área da Imunologia clínica e de investigação científica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Programa Teórico: Noções Gerais do Sistema Imunológico (SI) : Inflamação, Proteínas de Fase Aguda e Sistema do Complemento; Linfócitos T e B- maturação , activação e diferenciação; Populações T e B; Imunoglobulinas; Conceito de células apresentadoras de antigénio (APC) e células dendríticas; MHC - funções, estrutura e modulação; Citoquinas : actuação e funções principais; Visão integrada do SI; Resposta a infecções; Imunização – passiva e activa; Imunodeficiências I e II; Hipersensibilidades; Tumores ;Tolerância e Autoimunidade; Patologias da cavidade oral; Programa prático: culturas celulares e técnicas de separação celular;anticorpos como ferramentas de diagnóstico laboratorial; técnicas de diagnóstico citológico e serológicas; Separação de células mononucleares de sangue periférico imunofluorescência; Imunocitoquimica; ELISA indirecta e detecção de anticorpos; separação de proteínas plasmáticas; Citometria de Fluxo; diagnóstico de patologias da cavidade Oral. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos, anatómicos e funcionais do sistema Imunitário envolvidos na resposta imune: células e órgãos. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas dos antigénios e dos seus receptores, e como ser capaz de manipular /modular esta resposta imune. Será capaz de compreender a variedade de respostas imunológicas e as imunopatologias associadas: imunodeficiências, hipersensibilidades, tumores, autoimunidade e transplantes. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista teórico-prático o aluno deverá ser capaz de os integrar no contexto de técnicas básicas de diagnóstico imunológico e avaliação da resposta imune, diagnosticando variadas patologias. Devem ser capazes de contextualizar a investigação cientifica moderna em dentária, no âmbito da disciplina. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas teóricas cobrirão a totalidade do conteúdo programático, recorrendo ao método expositivo. Durante as sessões teóricas será incentivada a participação dos alunos relacionando os conceitos a apresentar com aspectos éticos e aspectos práticos da vida social e da sua futura vida profissional; será realizada a transmissão dos conhecimentos teóricos do programa, de modo progressivo e encadeado. Nas aulas Teórico-Praticas serão apresentadas técnicas imunológicas utilizada em diagnóstico clínico e investigação. Sistema avaliação: O sistema de avaliação a utilizar será o constante do regulamento pedagógico em vigor: 70% da nota final será resultante da média ponderada de 2 avaliações escritas sobre a matéria lecionada nas aulas teóricas (média mínima de 8 valores); 15% nota final será atribuída por uma avaliação escrita sobre as matérias lecionadas nas aulas teórico-práticas; 15% da nota final será atribuída pela apresentação de um artigo científico em grupo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Componente teórica: O aluno e a docente irão discutir a informação contida no livro de texto adoptado, e os conceitos transmitidos; serão colocadas questões curtas e feita a avaliação do progresso dos alunos com o recurso a testes. As aulas serão apoiadas por períodos de atendimento individual e sessões tutoriais que irão acompanhar o aluno de acordo com as suas necessidades individuais Componente Teórico-Pratica: O aluno deverá ser capaz de responder a questões básicas de avaliação contínua sobre técnicas de imunologia e desenvolver técnicas de apresentação oral de trabalhos científicos, nomeadamente na sua área; o aluno deve ser capaz de analisar a literatura científica recente e de explicar a importância da investigação no contexto da disciplina | |||
Bibliografia: | |||
Abbas, A.K., Lichtman A.H., Pillai, S. (2017) “Cellular and Molecular Immunology”, 9th ed., Saunders – Elsevier, Philadelphia. Fundamentos de Imunologia (2012)Autor(es) Fernando A. Arosa, Elsa M. Cardoso e Francisco C. Pacheco Arosa et al. Lidel, (2ª Edição) Kuby Immunology (2004)Autores Richard A. Goldsby, Thomas J. Kindt, Barbara A. Osborne, Janis. Freeman (5ª edição) Medical Immunology (2001) Autores Tristram G. Parslow, Daniel P. Stites, Abba I. Terr, John B. Imboden, McGraw-Hill (10º edição) |