Unidade Curricular:Código:
Imagiologia842IMA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Demonstração de conhecimento das propriedades, produção e interações das radiações ionizantes e da radioproteção, efeitos biológicos e riscos associados aos raios X, valores e unidades de dose de radiação. Aquisição de conhecimentos de semiologia radiográfica, relativamente à ampla variação da normalidade, interpretação de patologias da área e controlo pos-operatório de ratamentos realizados. Proporcionar competências no estudo e recolha de imagens através de técnicas imagiológicas intra-orais. Integração das técnicas imagiológicas no diagnóstico e tratamento do paciente em medicina dentária.
Conteúdos Programáticos:
História da radiologia. Efeitos Físicos das Radiações Ionizantes. Radioproteção. Geometria da Projeção das Imagens. Técnicas radiográficas Intra-orais. Acessórios Radiográficos e Química da Revelação/Processamento laboratorial. Anatomia radiográfica da maxila e mandíbula. Erros e artefatos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular na medida em que permitem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências clínicas que são exigíveis para todas as atividades em que estão envolvidos lesões de patologia oral.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC tem 4 créditos ECTS: componente teórica (CT, 15 horas), Teórico-prática (TP, 15 horas), Orientação tutorial (OT, 7.5 horas) e outras (O, 7.5 horas).
Nas aulas serão lecionados os conteúdos programáticos recorrendo ao apoio de dispositivos multimédia. Serão expostos e debatidos em sala de aula os conceitos teóricos relevantes e orientado o estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
O regime de avaliação nesta unidade curricular é o de avaliação contínua. Consiste na realização de uma avaliação escrita teórica a CT e relatório sobre radiografias periapicais a TP. O aluno será declarado aprovado se a cada componente obtiver uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Será considerada a assiduidade do aluno de acordo com a Normativa Académica da Universidade Fernando Pessoa.
A classificação final resulta da ponderação de 50% de CT (2 ECTS) e de 50% TP (2 ECTS).
"
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
"Os métodos de ensino foram desenvolvidos no sentido de tornarem a passagem de conhecimento mais eficaz e mais direta, permitindo uma interação docente-discente mais eficaz, visando a aquisição de conhecimentos e competências essenciais na prática diária de um médico-dentista. As sessões OT consistem em momentos de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica relativos a temas descritos no programa da unidade curricular, fomentando a leitura científica, contacto com nomenclatura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As sessões O são livres e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer estratégias de apresentação científica dos resultados da pesquisa efetuada no âmbito da unidade curricular.
Bibliografia:
"Eric Whaites. (2009). Princípios de Radiologia Odontológica, 4ª Ed. Elsevier.
Stuart C. White & Michael J. Pharoah. (2009). Oral Radiology Principles and Interpretation, 6ª Ed. Mosby.
Luis Casati Alves & Orivaldo Tavano. (1998). Curso de Radiologia em Odontologia. 4ª Ed.
"
Docente (* Responsável):
Abel Salgado (asalgado@ufp.edu.pt)
Ana Paula Reis (anapaulareis@ufp.edu.pt)