Unidade Curricular:Código:
Higiene, Cariologia e Cuidados Primários841HCCP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoMedicina Dentária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Identificar os principais momentos de evolução da Saúde Pública e integrar o conceito de Cuidados de Saúde Primários.
Identificar os principais mecanismos de controlo químico e mecânico dos biofilmes orais e a sua relação com a saúde oral.
Conhecimento de métodos e técnicas preventivas e terapêuticas de contenção de lesões de cárie e de erosão.
Identificar e reconhecer a patologia cárie e erosão como entidades patológicas nas vertentes epidemiológica e clínica.
Reconhecer o processo de desmineralização e remineralização dos tecidos dentários duros.
Adquirir conhecimento, competências e aptidões particularmente quanto às evidências atuais sobre etiologia, fatores e indicadores de risco, patogénese, fisiopatologia, fatores de modelação que envolvem o hospedeiro, o biofilme oral, os agentes microbianos, os fatores nutricionais/ambientais, características fisico-químicas para deteção de lesões e métodos de atuação quanto a agentes remineralizantes das estruturas dentárias duras.
Conteúdos Programáticos:
Evolução das principais medidas de prevenção das doenças ao longo do tempo; Desenvolvimento da Moderna Saúde Pública. Controlo químico e mecânico dos biofilmes orais.
Revisão de conceitos sobre desenvolvimento e crescimento das estruturas dentárias duras (macroscópico, microscópico e molecular). Etiologia, patogénese e fatores modificadores das desordens dos tecidos dentários duros (cárie dentária e erosão). Fisiopatologia das desordens dos tecidos dentários duros; Mecanismos e processos dinâmicos (resposta do hospedeiro à carie e erosão) aos níveis macroscópico, microscópico e biomolecular. Eventos bioquímicos no biofilme relacionados com a cárie dentária. Interferência da dieta e nutrição. Relação entre os fatores etiológicos primários. Flúor. Epidemiologia das desordens dos tecidos duros dentários e diagnóstico epidemiológico. Princípios fundamentais da avaliação e deteção do risco de desordens dos tecidos dentários duros. Cáries precoces de infância.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade Letiva I - Teórica e Outras (2 ECTS): Revisão sobre desenvolvimento e crescimento das estruturas orais. Etiologia, patogénese e fatores modificadores das desordens dos tecidos dentários duros: cárie dentária e lesões químico-mecânicas. Eventos bioquímicos no biofilme oral. Susceptibilidade do hospedeiro. Eventos bioquímicos na Saliva. Flúor: ação cariostática e toxicidade. Epidemiologia e diagnóstico clínico. Índices e sistemas de deteção de cárie dentária. Unidade Letiva II – Teórico-prática e Orientação Tutorial (3 ECTS): Evolução das principais medidas de prevenção das doenças e marcos históricos da saúde pública. A Moderna saúde pública: conceitos de saúde pública e saúde comunitária; Intervenção em Saúde Pública Oral e em Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, Promoção da Saúde-Educação para a Saúde-Literacia Sanitária. Controlo químico e mecânico dos biofilmes orais: características, funcionalidade e indicações terapêuticas; Técnicas de escovagem dentária.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação desta unidade curricular resulta da ponderação de 50% da Unidade letiva I (2 ECTS) e de 50% da Unidade letiva II (3 ECTS) e será efetuada de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor. O sistema de avaliação compreende realização de duas provas escritas: Unidade letiva I (teórica) e Unidade letiva II (teórico-prática). A classificação mínima de aprovação é de 9,5 valores. A não obtenção de classificação mínima de 9,5 valores, remete o aluno para exame, cuja data é fixada no cronograma académico. A distribuição total de créditos é de 5 ECTS. O regime de assistência às aulas é o adoptado no Regulamento Pedagógico em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas (T; 15 horas; 1 hora semanal) destinam-se a expor e a atualizar, de forma descritiva e organizativa, os conceitos, teorias e postulados fundamentados nos conteúdos programáticos que, apoiados numa bibliografia, visam desenvolver competências científicas, no âmbito das patologias dos tecidos dentários duros, em particular da cariologia, e futuramente competências profissionais nos alunos; As aulas teórico-práticas (TP; 30 horas; 2 horas semanais) pretendem desenvolver por método expositivo e ilustrativo um conjunto de conhecimentos, enquadradas com atividades práticas que permitam identificar os diferentes dispositivos e compostos disponíveis para o controlo da higiene oral, bem como, capacitar o aluno para a mais adequada decisão sobre a prescrição clínica dos mesmos. As aulas de Orientação tutorial (OT; 7.5 horas) consistem em sessões de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir usar corretamente bibliografias, desenvolver métodos de pesquisa científica temas descritos no programa desta unidade curricular, fomentando a leitura científica, o desenvolvimento de capacidade crítica e contacto com nomenclatura científica, bem como a motivação para elaboração de apresentações científicas com metodologia de revisão. As outras (O; 7.5 horas) sessões, são livres, e destinam-se a possibilitar ao aluno esclarecer metodologias de apresentação científica dos resultados de pesquisa que efetua no âmbito da Unidade curricular.
Bibliografia:
Harris, NO., García-Godoy, F., Nathe, CN. (2009). Primary Preventive Dentistry. New Jersey. (seventh edition). Pearson.
Burt, BA. e Eklund, SA. (1999). Dentistry, Dental Practice and the Community. Philadelphia. (5th edition). Saunders Company.
Nathe, CN. (2005). Dental Public Health & Research – Contemporary Practice for the Dental Hygienist. New Jersey. (third edition). Pearson.
Pine C. e Harris R. (2007). Community Oral Health. United Kingdom. Quintessence.
Chestnutt, I. (2016). Dental Public Health at a Glance. Oxford. WILEY Blackwell.
Sala, EC. E García, PB. (2005). Odontología preventiva y comunitária – Principios, métodos y aplicaciones. Barcelona. (3ª edición). Masson.
Rioboo, R. (1994). Higiene Y prevencion en Odontologia – individual y comunitária. Madrid. Ediciones Avances Medico-Dentales.
Thylstrup, A. & Fejerskov, O. ( 1995). Cariologia Clínica. São Paulo. (2ªedição). Editora Santos.
Docente (* Responsável):
Cátia Carvalho Silva (catiasilva@ufp.edu.pt)
José Frias Bulhosa (jfrias@ufp.edu.pt)