Unidade Curricular:Código:
Gestos Básicos em Saúde842GBS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoMedicina Dentária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Dar a conhecer as ferramentas básicas indispensáveis para orientação de um leque variado de situações relacionadas com a saúde humana que ocorrem no dia a dia e que devem aprender independentemente do seu campo de actuação. Tem ainda como objectivo ensinar as atitudes que deverão saber executar na sua missão de promover a saúde no seu todo, adquirindo nomeadamente as seguintes competências:
- Saber efectuar medidas básicas de socorrismo adequadas às situações emergentes mais usuais.
- Reconhecer o material indicado para as diferentes situações.
- Desenvolver estratégias de comunicação
-Reconhecimento da clínica típica das principais patologías face à atuaçao primária
- Conhecer os principais fatores de risco das doenças máis frequentes e modo de prevenir
Conteúdos Programáticos:
Esta disciplina visa dotar os futuros profissionais de saúde com conhecimentos básicas sobre saúde em geral, de modo a que possam tomar as atitudes necessárias para enfrentar situações correntes, na sua missão de promover a saúde no seu todo. Tópicos: noções gerais de socorrismo; suporte básico de vida; gestos relacionados com o diagnóstico; gestos relacionados com o tratamento: gestos relacionados com situações específicas do dia-a-dia profissional; Conhecimento da principal semiología clínica por aparelhos.; Medidas Universais de Protecção; relações humanas, técnicas de comunicação, ética, deontologia.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteudo programático desta disciplina pretende disponibilizar conhecimentos que permitam utilizá-los pelos discentes na sua futura atividade profissional
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Escrita + Expositiva + Qualitativa/Quantitativa. Avaliaçao : avaliaçao continuada com uma prova/test da materia teórica -50% do valor global da nota final e as correspondentes provas práticas cuja média constituirá o outro- 50% do valor global da nota final. Avaliaçao continua. (alunos diurno- nota cotaçao avaliaçao assistência e assiduidade-participaçao- 0 a12 valores/ 50% T: 45% test freq. escrito + 5%assiduidade,participaçao,trabalho). A componente laboratorial- 50%. Uma parte dos conteúdos serao propriamente explicados nas aulas teóricas e os de conteúdo fundamentalmente prático, nas aulas práticas, face a facilitar a compreenssao e aprendizagem por parte do aluno.A avaliaçao prática será realizada de acordó com o método próprio do conteúdo da materia.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Utilizando uma metodologia assente numa aprendizagem prática e uma avaliação contínua dos conhecimentos, os alunos ficam aptos a aplicar esses conhecimentos da sua futura atividade profisional
Bibliografia:
1. Carneiro AV. Técnicas Médicas Essenciais. Lidel 1999.
2. Carneiro AH, Nunes F, Lopes G, Santos LA, Campello G. Manual de Suporte Básico de Vida. Edição do Conselho Português de Ressuscitação, 2004.
3. European Ressuscitation Council (2006). Basic Life Support & Automated external Desfibrillation. 2ª Edição
4.Harrison. Medicina Interna. 16ª Edição (tradução brasileira). McGraw Hill, 2006.
5. Merck Manual, Merck Sharp and Dohme, 2006
6.Way KW, Doherty GM. Cirurgia. Diagnóstico e Tratamento. 11ª Edição (tradução brasileira). McGraw Hill e Guanabara Koogan 2003.
7. Cline B. Emergências Médicas. McGraw Hill, 2000.
8. Serra, L. (2001). Critérios Fundamentais em Fracturas e Ortopedia. 2ª Edição. Lidel.
9. Website: www.erc.edu
10. Material fornecido pelos docentes